Moscovo coloca o regresso da banca russa ao sistema de pagamentos internacionais SWIFT como condição para poder voltar às negociações sobre os cereais. Bancos russos foram excluídos do SWIFT em resultado das sanções decretadas pela Europa e pelos Estados Unidos após a invasão da Ucrânia.
No mesmo dia em que, ao que tudo indica, a ponte que liga a península da Crimeia à região russa de Krasnodar voltou a ser alvo de um ataque (novamente não reivindicado) por parte da Ucrânia ou de elementos ligados à Ucrânia, a federação russa anunciou que o chamado Acordo de Cereais não é para manter. Os acordos do Mar Negro foram efetivamente encerrados esta segunda-feira, uma vez que a parte do acordo relativa à Rússia não foi cumprida, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, citado pela imprensa do país.
“Os acordos do Mar Negro não estão mais em vigor. O prazo, como disse o presidente russo antes, era 17 de julho. Infelizmente, a parte do acordo do Mar Negro que diz respeito à Rússia ainda não foi cumprida. Como resultado, foi encerrado”, disse. “Assim que a parte russa [do acordo] for cumprida, o lado russo regressará imediatamente à implementação deste acordo”, acrescentou Peskov, que recordou que a posição da Rússia sobre a suspensão da sua participação no acordo dos cereais foi anunciada antes “do mais recente ato terrorista na Ponte da Crimeia e este ataque não influenciou a decisão de Moscovo”.
Em 22 de julho de 2022, um pacote entendimentos sobre o fornecimento de alimentos e fertilizantes para o mercado internacional foi assinado em Istambul. Os acordos foram originalmente celebrados por um período de 120 dias […]
Discussão sobre este post