Podcast “Agricultar” da Vida Rural dedicou um episódio ao tema da sustentabilidade no âmbito do projeto Laboratório Vivo da Agricultura 4.1 da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.
Organizado no âmbito da Agroglobal e do projeto Laboratório Vivo da Agricultura 4.1 da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, o Podcast Agricultar da Vida Rural, dedicou um episódio ao tema da sustentabilidade. Firmino Cordeiro, diretor geral da AJAP e Helena Freitas, Professora da Universidade de Coimbra, foram entrevistados por Isabel Martins, diretora da Revista Vida Rural, e discutiram o papel dos Jovens Agricultores e dos Jovens Empresários Rurais na transição agroecológica e a sua importância para uma nova relação com o território.
Este foi o primeiro de três episódios dedicados às áreas temáticas em destaque no Laboratório Vivo da Agricultura 4.1: sustentabilidade, digitalização e comunicação. A plataforma promove a capacitação e a competitividade dos Jovens Agricultores (JA) e Jovens Empresários Rurais (JER), através da disponibilização online e gratuita de conteúdos. Neste especial sobre Sustentabilidade, foram abordados temas como a circularidade, as redes de colaboração, novas soluções energéticas e a importância da capacitação.
“Os jovens agricultores estão numa posição estratégica para serem a âncora deste processo (de transição) e de alteração de paradigma”, afirmou Helena Freitas, sublinhando que a preocupação com a “qualidade e a saúde foi sempre a posição do agricultor”. “São quem percebe melhor o ecossistema, quem está disponível para trabalhar e fazer desse ecossistema a sua vida, a das suas famílias e o seu futuro. Os jovens agricultores estão melhor preparados e mais abertos à inovação, ao conhecimento científico e às estratégias colaborativas. Estamos perante um quadro de exigência territorial e precisamos de criar ecossistemas colaborativos. O Laboratório (Vivo da Agricultura 4.1) tem claramente esta percepção”, sublinhou.
Para Firmino Cordeiro “a agricultura tem de estar a par e passo com a coesão territorial”. “É economia e há que ter atividades associadas à coesão que promovam a sustentabilidade, mas que também gerem rendimentos. Se tivermos mais clientes, mais turistas, mais pessoas a usufruir, isso acontece naturalmente, sem causar danos à natureza. Há uma combinação que temos de fazer e promover”, defendeu.
O Laboratório Vivo da Agricultura 4.1 nasce da vontade de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Laboratório Vivo da Agricultura 4.0. Com uma plataforma online renovada, acessível a partir de qualquer dispositivo, Laboratório Vivo da Agricultura 4.1 incluirá novos módulos de capacitação, casos de sucesso e contributos de especialistas de várias áreas. O objetivo é garantir conteúdos práticos e aplicáveis à realidade dos Jovens Agricultores e dos Jovens Empresários Rurais.
O episódio do Podcast Agricultar Especial Agroglobal está disponível em todas as plataformas e poderá também ser ouvido em https://www.vidarural.pt/podcast-agricultar/.
A operação Laboratório Vivo da Agricultura 4.1 é apoiada pelo programa COMPETE20230 – Programa Temático Inovação e Transição Digital, fundo FEDER, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.
Fonte: AJAP













































