A 12.ª edição do concurso “Melhores Vinhos do Alentejo”, promovido pela Confraria de Enófilos do Alentejo (CEA), distinguiu 25 vinhos da região, entre os quais cinco foram reconhecidos com o mais alto galardão da competição: o “Grande Ouro”.
Na categoria de vinhos brancos, o “PIRR 2023”, da Herdade dos Toucinhos, e o monovarietal de Antão Vaz “Monte das Bagas de Ouro 2023”, da Adega do Montado, conquistaram a preferência do júri.
Entre os tintos, o “Grande Ouro” foi atribuído ao “Quinta do Carmo Reserva 2017”, da Bacalhôa, e ao Syrah “Herdade de Ceuta 2021”, produzido pela Elite Vinhos, Ld.ª.
Já na categoria de Vinhos de Talha Tintos, o grande destaque foi para o “Talhas de Borba 2023”, da Adega Cooperativa de Borba.
Os cinco vinhos distinguidos com “Grande Ouro” foram selecionados entre um total de 125 amostras, provenientes de 45 produtores, abrangendo todas as sub-regiões vitivinícolas do Alentejo. As provas foram conduzidas por um painel de 15 jurados, sob supervisão do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Fonte: Comissão Vitivinícola Regional Alentejana