A IV Edição do Concurso Tomate Coração de Boi do Douro realiza-se a 23 de Agosto, na Quinta de Ventozelo, em Ervedosa do Douro.
A iniciativa, que veio para mostrar as qualidades superiores do Tomate Coração de Boi do Douro, volta a reunir especialistas para elegerem o melhor tomate da temporada, integrando o júri chefes de cozinha de referência, enólogos, jornalistas e outros actores na área da gastronomia.
O festim está de regresso: os melhores tomates Coração de Boi das tradicionais hortas do Douro voltam à prova, num concurso que é também uma festa e que este ano tem como convidada de honra Maria de Lourdes Modesto.
Participação gratuita
A participação no concurso é gratuita, sendo a inscrição no jantar volante de 25 euros. Convidam-se os participantes a levar uma garrafa de vinho para partilhar (preferencialmente, branco, rosé ou espumante, dada a época estival). As inscrições para o jantar são limitadas e requerem reserva e pagamento prévios via e-mail (greengrape@greengrape.pt).
Vinhos do Douro presentes
A par da prova, mantém-se o espírito festivo do concurso: terminado o apuramento do vencedor, pelas 18h30, tem lugar o jantar volante que é já um ponto de encontro entre produtores de vinhos do Douro, visitantes e turistas, animado por uma mesa de sabores locais e vinhos das quintas concorrentes.
Muita luz e grandes amplitudes térmicas típicas da região reforçam as qualidades de textura, sabor e suculência do Tomate Coração de Boi, um fruto carnudo e com poucas sementes.
São estas virtudes naturais que os organizadores da iniciativa, Celeste Pereira, proprietária da empresa de comunicação Greengrape, e Abílio Tavares da Silva, produtor de vinhos Foz Torto e apaixonado hortelão, querem motivar os produtores de vinhos a manterem vivas as hortas de quinta e a produção do tomate, ainda que numa escala familiar e de produção local. É este também um modo de promover o território, a sua diversidade de produto e originalidade.
Tomate nos restaurantes Agosto todo
A par do concurso, e até ao final de Agosto, os restaurantes de referência da região aderem à Festa do Tomate Coração de Boi, incluindo nas suas ementas pratos inspirados no tomate.
Entre os restaurantes aderentes está o DOC (Folgosa), o Pickles do hotel Six Senses Douro Valley (Lamego), Cais da Villa (Vila Real), Casa de Pasto Chaxoila (Vila Real), o Tim’s Terrace da Quinta de La Rosa (Pinhão), a Toca da Raposa (Ervedosa do Douro), o Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira), o Cêpa Torta (Alijó), o Aneto & Table (Peso da Régua) e Flor de Sal (Mirandela).
Em todos, vai ser possível degustar o Tomate Coração de Boi em saladas ou em pratos especiais concebidos para esta quinzena.
Burrata com Tomate Coração de Boi
No DOC, por exemplo, o chefe Rui Paula propõe Burrata com Tomate Coração de Boi, azeite de manjericão e favo de mel. No Aneto & Table, o Tomate Coração de Boi apresenta-se recheado com pesto e queijo fresco.
A dona Graça, da Toca da Raposa, propõe uns milhos com Tomate Coração de Boi e pataniscas de bacalhau irresistíveis, sendo igualmente tentador o queijo de ovelha com doce de tomate que ali se serve em Agosto.
Menu completo de tomate pode igualmente ser saboreado no restaurante Cais da Ferrosa: Tomate Coração de Boi confitado e pão em tosta, Tomate Coração de Boi em salada poveira e fritura de peixe do rio Douro, queijo de cabra tostado ou cheesecake com doce de Tomate Coração de Boi.
Festa na aldeia
Em parceria com o Projecto Capella, a prova de tomate regressa, no dia 24 de Agosto, a partir das 17h30, desta vez na capela barroca da aldeia de Arroios, Vila Real, onde vai ser possível também comprar Tomate Coração de Boi local.
Aberta a todos e sem júri, nem pontuações, a prova irá explorar a combinação do tomate com diferentes perfis de azeite e será coordenada pelo presidente do júri do concurso, Francisco Pavão, nome amplamente conhecido no sector do azeite e dos vinhos.
Em modo de tempero, participa ainda nesta degustação Jorge Raiado, da Salmarim, empresa algarvia de sal marinho.
Mercadinho da Capella
Terminada a prova, os participantes são convidados a participar, no largo da aldeia, na XI edição do Mercadinho da Capella, um misto de festa, com animação e petiscos, e venda de produtos das hortas locais, com destaque para o Tomate Coração de Boi do Douro, e outros.
A participação nesta prova é gratuita, mas aconselha-se reserva para greengrape@greengrape.pt.
Três amigos, uma ideia
A ideia da iniciativa surgiu entre três amigos: o produtor de vinhos Abílio Tavares da Silva, da Quinta de Foz Torto, o jornalista Edgardo Pacheco e a ex-jornalista, Celeste Pereira, directora da Greengrape, empresa de comunicação que desenvolve o projecto de animação turística alltodouro.com.
“Agosto já é o mês do Tomate no Douro. Esta época, que antecede o período forte da região, que são as vindimas, está a transformar-se numa verdadeira festa do tomate. A adesão a esta iniciativa, por parte dos restaurantes e do consumidor, tem sido tão extraordinária que estamos a conseguir concretizar o nosso objectivo de aumentar a atractividade do Douro, valorizando outros produtos de excelência para além do vinho, mais rapidamente do que alguma vez imaginaríamos. E o Douro já é reconhecido como um dos melhores terroirs para a produção do Tomate Coração de Boi do Douro”, sublinham os organizadores.
Concurso itinerante
O concurso é itinerante, realizando-se todos os anos numa quinta produtora de vinhos diferente. Iniciou na Quinta Dona Matilde, passou pelas quintas de la Rosa e Vallado e este ano, tem a virtude de revelar em primeira mão, numa espécie de pré-inauguração, um dos projectos mais ambiciosos do Douro actual, a Quinta de Ventozelo, da Gran Cruz.
Inserida num recanto encantado sobranceiro ao Rio Douro, a Quinta de Ventozelo é uma das maiores e mais antigas propriedades da Região Demarcada do Douro (600 hectares). Em breve, a Gran Cruz vai abrir nesta quinta um hotel rural de 4 estrelas, com 29 quartos, cantina-restaurante e programas de enoturismo.
Agricultura e Mar Actual