Isabel Carvalhais: “Estratégia para o sector agrícola e agroalimentar exige relevância e meios reforçados”

Isabel Carvalhais: “Estratégia para o sector agrícola e agroalimentar exige relevância e meios reforçados”

A Comissão Europeia apresenta amanhã, 27 de Maio, a revisão de propostas para o Quadro Financeiro Plurianual. Numa troca de impressões com o novo Director Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a eurodeputada socialista Isabel Carvalhais reforçou a expectativa num reforço da Política Agrícola Comum (PAC) para encarar os momentos desafiantes que vivem os agricultores europeus.

Isabel Carvalhais salientou a importância para a agricultura europeia de que “o Departamento da Comissão Europeia responsável pela agricultura e desenvolvimento rural seja um departamento com uma voz forte, que apoie o sector agrícola europeu na função que cumpre de fornecimento de alimentos acessíveis e seguros aos nossos cidadãos, apoiando simultaneamente os agricultores no seu caminho em direcção a sistemas de produção mais sustentáveis”.

“Do prado ao prato”

As declarações da eurodeputada realizaram-se no âmbito da primeira troca de impressões na Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu com o novo Director Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia, Wolfgang Burtsher (nomeado em Abril passado).

Com o sector agrícola a enfrentar momentos desafiantes, o impacto adverso da pandemia do Covid-19 na agricultura e no sistema agroalimentar da União Europeia foi tema central da discussão, assim como a estratégia “Do prado ao prato”, recentemente adoptada pela Comissão Europeia.

A estratégia “Do Prado ao Prato” apresenta como objectivo a promoção de uma transição para um sistema alimentar sustentável que proteja a segurança alimentar e garanta o acesso de todos os europeus a dietas saudáveis, provenientes de uma agricultura ambientalmente sustentável.

Referindo-se a esta estratégia, Isabel Carvalhais destacou ser “bastante claro que ela depende fortemente dos recursos da PAC, pelo que esperamos que a Comissão apresente uma proposta para o Quadro Financeiro Plurianual (QFP) que dê à PAC a relevância correta e os meios adequados”.

A Comissão Europeia irá apresentar esta quarta-feira, dia 27 de Maio a revisão das propostas para o QFP e a proposta para o “Plano de Recuperação para a Europa”.

A presidente da Comissão Ursula von der Leyen irá estar no Parlamento Europeu durante uma sessão plenária extraordinária na tarde de 27 para apresentar as propostas aos eurodeputados.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Covid-19: Aprovadas 504 operações com 88 ME de financiamento em créditos para setor primário
Próximo Estatuto do Jovem Empresário Rural com 351 títulos atribuídos até maio

Artigos relacionados

Últimas

COP25: Ministro do Ambiente desvaloriza queda de Portugal em índice de desempenho

“Todos nós sabemos já há muito tempo que, para as emissões de 2017, Portugal teve um ano mau”, disse João Pedro Matos Fernandes num encontro com os jornalistas portugueses à […]

Sugeridas

Avisos Agrícolas 27/05/2020: Vinha, Kiwi, Mirtilos, Macieira, Pereira e Batateira

O Serviço de Avisos Agrícolas é um serviço nacional do Ministério da Agricultura que tem por finalidade emitir avisos agrícolas. […]

Nacional

Nuno Russo: Setor apícola está em forte dinâmica de crescimento e profissionalização

[Fonte: Governo] O forte crescimento do setor apícola foi destacado pelo Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, […]