De 6 a 8 de agosto, prevê-se uma ligeira descida dos valores da temperatura máxima em Portugal continental, que será mais significativa no litoral oeste, mantendo-se, no entanto, os valores mais elevados no interior das regiões Norte e Centro.
Nos dias 9 e 10, os valores da temperatura máxima irão subir e manter-se elevados até dia 11, podendo variar entre 30 e 38 °C na generalidade do território do continente e atingir 43 °C em alguns locais, nomeadamente no interior da região Sul e nos vales dos rios Tejo e Douro.
A temperatura mínima continuará a ultrapassar 20 °C (noites tropicais) no interior das regiões Norte e Centro, estendendo-se ao interior Sul durante o próximo fim de semana.
Os valores da temperatura máxima, já registados nos anteriores episódios de tempo quente, têm estado a contribuir para uma onda de calor podendo em alguns locais do interior não ser interrompida com a descida temporária de temperatura.
Um anticiclone localizado a norte da região dos Açores desloca-se gradualmente para leste/nordeste, intensificando e posicionando-se a sudoeste das ilhas Britânicas no dia 10, o que em conjunto com uma região depressionária entre o norte de África e a Península Ibérica, origina sobre Portugal continental, o transporte de uma massa de ar quente e seco provenientes do norte de África.
Aconselha-se o acompanhamento das previsões e dos avisos meteorológicos que serão atualizados nos próximos dias.
Este comunicado será atualizado caso se justifique.
Fonte: IPMA