O estado do tempo em Portugal continental entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro será influenciado pela aproximação e passagem de uma superfície frontal fria com ondulações, associada a uma depressão centrada sobre o Atlântico Norte em deslocamento para as ilhas Britânicas, e pela posterior intensificação de uma crista anticiclónica no dia 2.
Assim, prevê-se períodos de chuva persistente e por vezes forte nas regiões Norte e Centro nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, seguido da melhoria do estado do tempo a partir da manhã de dia 2. Os acumulados de precipitação em 24 horas serão muito significativos, podendo superar os 100 mm em algumas áreas das regiões Norte e Centro, em especial em zonas montanhosas. Os valores de precipitação previstos poderão ter impactos tais como cheias em meio urbano e bacias hidrográficas ou potenciar movimentos de terras em zonas fragilizadas.
O vento será fraco a moderado até 30 km/h, predominando de sul/sudoeste, soprando por vezes forte no litoral Norte e Centro, com rajadas até 60-70 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 80-90 km/h. A partir do dia 1 prevê-se um enfraquecimento gradual do vento e rotação para o quadrante norte no dia 2.
Os valores de temperatura máxima previstos situam-se entre 15 e 20°C nas regiões Norte e Centro e entre 20 e 23°C na região Sul, com uma pequena descida no dia 2. A temperatura mínima registará uma descida mais significativa, prevendo-se valores da ordem de 10 a 15°C nas regiões Norte e Centro, descendo para valores inferiores a 5°C em alguns locais do interior Norte e Centro na noite de 1 para 2, e variando entre 13 e 18°C na região Sul, descendo para valores entre 9 e 14°C na noite de 1 para 2.
A agitação marítima deverá ser de oeste/norte com 2,5 a 3,5 metros na costa ocidental e de sudoeste com 1 a 1,5 metros na costa sul do Algarve.
Esta previsão tem alguma incerteza associada, em particular na localização dos maiores valores acumulados de precipitação, estando emitidos avisos de nível laranja a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e amarelo a norte do Rio Tejo, situação que poderá ser ajustada de acordo com novas atualizações dos modelos numéricos.
Este comunicado será atualizado no dia 30 de outubro até às 19h00.
Fonte: IPMA
 
			


















 
		    
 
								



























 
	 
	 
	 
	