Hoje, dia 26 de setembro, às 15:00UTC, a depressão pós-tropical Gabrielle encontrava-se em 40°N 23°W, cerca de 395 km a nordeste da ilha Terceira do arquipélago dos Açores, com uma pressão mínima no seu centro de 992 hPa, conforme informação disponibilizada pelo National Hurricane Center (NHC).
De acordo com as últimas previsões dos modelos numéricos, a depressão pós-tropical Gabrielle mantém o seu deslocamento para leste/nordeste, com uma velocidade de cerca de 50 km/h, em direção a Portugal continental, prevendo-se a sua aproximação ao litoral oeste a partir do final da tarde de sábado.
Assim, a partir do final da tarde de dia 27 no litoral oeste, prevê-se a ocorrência de precipitação, por vezes forte, que poderá ser ocasionalmente acompanhada de trovoada, estendendo-se ao restante território, em especial ao Centro e Sul no dia 28.
Adicionalmente, espera-se um aumento da intensidade do vento nas terras altas e no litoral, com rajadas que podem atingir 80 km/h. Para a agitação marítima prevê-se ondas de oeste/sudoeste que poderão atingir 6 metros de altura significativa, com uma altura máxima de 11 metros a sul do Cabo Mondego durante a noite e até ao meio da tarde de dia 28.
Permanece alguma incerteza relativamente à trajetória da depressão pós-tropical Gabrielle e respetiva intensidade, o que poderá levar a alterações na previsão atualmente disponível, bem como na atualização de avisos meteorológicos.
O IPMA está a acompanhar os cenários possíveis tendo já emitido avisos de precipitação, rajada de vento e agitação marítima.
Este comunicado será atualizado dia 27, até às 19 horas.
Fonte: IPMA