O IPMA divulga os resumos dos boletins climatológicos relativos a Portugal continental, Açores e Madeira referentes ao mês de março de 2026. As informações constantes nos resumos correspondem a uma análise preliminar dos dados disponíveis, até à data da publicação das versões finais, em meados do mês.
PORTUGAL CONTINENTAL
O mês de março de 2026 em Portugal continental foi quente e seco, com temperaturas acima do normal e precipitação inferior ao normal.
Temperatura do ar
A temperatura média do ar, 12.99 °C foi 0.62 °C acima da normal 1991–2020, sendo o 5º março mais quente desde 2000. Também as temperaturas máxima e mínima do ar registaram valores superiores ao normal (+0.85 °C e +0.39 °C respetivamente). No final do mês, registou-se ainda o início de uma onda de calor em cerca de 20% das estações meteorológicas e que se prolongou até ao início de abril.
Precipitação
Março foi um mês seco, com um total de 42.1 mm de precipitação, que corresponde a apenas 54% do valor normal, classificando-se como o 8º março mais seco desde 2000. As regiões do Norte, interior Centro e interior do Alto Alentejo registaram valores inferiores a metade do habitual para esta época do ano.
Estas condições levaram a uma redução significativa da água no solo, apesar de o ano hidrológico se manter ainda acima da média devido ao inverno muito chuvoso.
ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES
O mês de março de 2026 foi considerado frio e seco nos Açores.
No mês de março observou-se uma região de anomalias negativas da temperatura do ar à superfície sobre o Atlântico Nordeste, que incluía as ilhas dos Açores, da Madeira e parte das ilhas Canárias.
Complementarmente, a relação entre os desvios médios das temperaturas do ar e dos desvios relativos das quantidades de precipitação nas estações do IPMA dos Açores, identificaram março de 2026 como frio e seco.
ARQUIPÉLAGO DA MADEIRA
O mês de março de 2026 caracterizou-se por uma temperatura média do ar inferior ao valor da normal (período de referência 1991–2020) e por quantidades de precipitação acumulada acima da normal.
Temperatura do ar
Durante este mês, as quatro estações de referência registaram valores médios de temperatura do ar abaixo da normal climatológica. Destacam-se as estações do Chão do Areeiro e de Santana, que apresentaram os valores mais baixos desde o ano 2000, com anomalias de -2.3 °C e -1.6 °C, respetivamente, em relação à normal climatológica de 1991–2020.
Foram ainda registados novos extremos de temperatura para o mês de março, nomeadamente o menor valor da temperatura mínima em 9 estações e o menor valor da temperatura máxima em 6 estações meteorológicas.
Precipitação
Relativamente à precipitação, as quatro estações de referência registaram valores acumulados superiores ao normal. Destaca-se a estação de Porto Santo, que acumulou 127.6 mm de precipitação, correspondendo ao valor mais elevado desde 1961.
Portugal continental
Açores
Madeira
O artigo foi publicado originalmente em IPMA.
Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.




















































