O líder mundial em transformação de cortiça é português e um exemplo de sustentabilidade. Uma liderança assente numa aposta forte na inovação e na tecnologia que permitiu que a Corticeira Amorim duplicasse de dimensão nos últimos 14 anos.
Com 153 anos de existência, a Corticeira Amorim é atualmente o maior grupo de transformação de cortiça do mundo, com 1.021 milhões em vendas em mais de 100 países, e uma rede de dezenas de subsidiárias em seis continentes. Com um orçamento anual de vários milhões de euros dedicados à investigação e desenvolvimento, a Corticeira Amorim tem vindo a inovar no contexto desta indústria multisecular, tendo desenvolvido um vasto portefólio de produtos 100% sustentáveis, que são usados pelas melhores empresas em setores como vinho e bebidas espirituosas, aeroespacial, automóvel, construção, desporto, decoração e moda.
Quando no virar do século surgiram no mercado os vedantes artificiais, que ameaçavam diretamente o mercado das rolhas de cortiça, a Amorim Cork respondeu a esta mudança acelerando a aposta na inovação e na tecnologia. “Nunca esteve em causa que os melhores vinhos do mundo iriam continuar a ter uma rolha de cortiça”, afirma Carlos de Jesus, Diretor de Comunicação da Amorim Cork. “Mas essa mudança no mercado tornou clara a necessidade de evolução da Amorim Cork. E a nossa resposta foi apostar em “envolver” esse “polímero da natureza” – como lhe chamou a NASA – em tecnologia e inovação”, explica o responsável.
Aposta na inovação foi chave para crescimento
Uma aposta difícil e exigente, mas claramente vencedora. Em 14 anos a Corticeira Amorim mais que duplicou de dimensão, internacionalizou-se e diversificou-se criando materiais e produtos baseados na cortiça. “Atingimos um nível tecnológico que vai de um controlo de qualidade minucioso que chega ao meio nanograma, até à produção industrial eficiente de milhares de milhões de unidades. E entre os dois construímos […]