Índice de preços de produtos agrícolas refletem hábitos de consumo durante confinamento

Índice de preços de produtos agrícolas refletem hábitos de consumo durante confinamento

O índice de preços de produtos agrícolas no produtor, em abril de 2020, registou uma variação positiva significativa nos hortícolas frescos (+20,1%), suínos (+11,9%), ovos (+9,4%) e plantas e flores (+0,5%).

Porém, o índice de preços da batata desceu (-36,0%), bem como o azeite a granel (-12,9%), as aves de capoeira (-10,1%), ovinos e caprinos (-9,8%), frutos (-3,9%) e bovinos (-3,7%).

Os dados foram revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2020.

Em comparação com o mês anterior, verificou-se um crescimento no índice de preços da batata (+5,9%), frutos (+2,5%), plantas e flores (+2,2%), hortícolas frescos (+1,7%) e um decréscimo no índice de preços das aves de capoeira (-13,4%), ovinos e caprinos (-9,3%), azeite a granel (-7,0%), suínos (-6,7%), ovos (-2,1%) e bovinos (-1,0%).

Em março de 2020, verificou-se uma diminuição de 0,5% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente. No índice de preços dos bens e serviços de investimento registou-se um crescimento de 1,2%.

Em março verificou-se também um aumento do volume de abate de aves (+7,2%) e de gado (+11,4%) como consequência de um crescimento da procura de carne. Este aumento, principalmente no caso dos suínos, foi conseguido com o abate de animais mais pesados, uma vez que categorias de animais mais leves, destinados ao setor da restauração, foram penalizadas devido ao encerramento decorrente da pandemia.

O aumento do consumo das famílias também terá levado a um aumento da produção de ovos de galinha para consumo (+14,3%), bem como do volume de produtos lácteos (+1,7%).

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior CDS exige apoio direto às produções agrícolas destruídas por tempestade na Cova da Beira
Próximo Município de Montalegre reforça investimento no combate à “Vespa das galhas do castanheiro”

Artigos relacionados

Notícias florestas

Bombeiros na frente de combate a incêndios florestais vão receber 2,375 euros por hora

Os mais de 12 mil bombeiros que integram o dispositivo de combate a incêndios florestais vão receber este ano 57 euros por dia – um aumento de 3 euros face ao 2020. Na prática são 2,375 […]

Últimas

AJAP promove Internacionalização e Cooperação com Moçambique

A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) esteve presente na 53ª edição FACIM-Feira Internacional de Maputo, em Moçambique, realizada de 28 de agosto a 3 de setembro, […]

Nacional

Alvaiázere aumenta espaço para novas empresas para travar despovoamento

Alvaiázere vai inaugurar a segunda incubadora de empresas no sábado, Dia do Município, uma iniciativa que visa travar o despovoamento do concelho e que cria agora mais 50 postos de trabalho. […]