Índice de preços de produtos agrícolas refletem hábitos de consumo durante confinamento

Índice de preços de produtos agrícolas refletem hábitos de consumo durante confinamento

O índice de preços de produtos agrícolas no produtor, em abril de 2020, registou uma variação positiva significativa nos hortícolas frescos (+20,1%), suínos (+11,9%), ovos (+9,4%) e plantas e flores (+0,5%).

Porém, o índice de preços da batata desceu (-36,0%), bem como o azeite a granel (-12,9%), as aves de capoeira (-10,1%), ovinos e caprinos (-9,8%), frutos (-3,9%) e bovinos (-3,7%).

Os dados foram revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Maio de 2020.

Em comparação com o mês anterior, verificou-se um crescimento no índice de preços da batata (+5,9%), frutos (+2,5%), plantas e flores (+2,2%), hortícolas frescos (+1,7%) e um decréscimo no índice de preços das aves de capoeira (-13,4%), ovinos e caprinos (-9,3%), azeite a granel (-7,0%), suínos (-6,7%), ovos (-2,1%) e bovinos (-1,0%).

Em março de 2020, verificou-se uma diminuição de 0,5% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente. No índice de preços dos bens e serviços de investimento registou-se um crescimento de 1,2%.

Em março verificou-se também um aumento do volume de abate de aves (+7,2%) e de gado (+11,4%) como consequência de um crescimento da procura de carne. Este aumento, principalmente no caso dos suínos, foi conseguido com o abate de animais mais pesados, uma vez que categorias de animais mais leves, destinados ao setor da restauração, foram penalizadas devido ao encerramento decorrente da pandemia.

O aumento do consumo das famílias também terá levado a um aumento da produção de ovos de galinha para consumo (+14,3%), bem como do volume de produtos lácteos (+1,7%).

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior CDS exige apoio direto às produções agrícolas destruídas por tempestade na Cova da Beira
Próximo Município de Montalegre reforça investimento no combate à “Vespa das galhas do castanheiro”

Artigos relacionados

Nacional

Mau tempo: Granizo provocou estragos em vinhas de Carrazedo de Montenegro

Uma intensa queda de granizo provocou “elevados prejuízos” em vinhas da freguesia de Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços, disse à agência Lusa o presidente da junta de freguesia. […]

Sugeridas

Este pode ser o ano da consolidação da cultura no Alentejo

Situada no Parque Empresarial de Ferreira do Alentejo a Migdalo, S.A. é uma empresa verticalmente integrada, que produz, transforma e comercializa amêndoa. […]

Últimas

Menos dois incendiários detidos este ano em relação a 2020

GNR deteve 246 pessoas por suspeitas de fogo posto nos últimos três anos. 2018 foi o ano com maior número de detenções […]