Índice de preços de produtos agrícolas no produtor volta a crescer em Novembro de 2019

O Índice de preços de produtos agrícolas no produtor, em termos globais, voltou a crescer em Novembro de 2019.

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Dezembro de 2019 do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Novembro de 2019 observou-se uma variação positiva no índice de preços de produtos agrícolas no produtor, nos suínos (+32,7%), ovos (+11,5%), aves de capoeira (+5,2%) e hortícolas frescos (+3,9%).

Por outro lado, registou-se uma diminuição no índice de preços da batata (-34,5%), azeite a granel (-16,6%), frutos (-12,3%), ovinos e caprinos (-5,4%), plantas e flores (-2,9%) e bovinos (-2,5%).

Em relação ao mês anterior verificou-se um acréscimo no índice de preços dos hortícolas frescos (+11,7%), azeite a granel (+11,2%), ovinos e caprinos (+2,6%), ovos (+2,4%), batata (+0,5%) e suínos (+0,3%) e um decréscimo no índice de preços dos frutos (-21,8%), plantas e flores (-5,1%), aves de capoeira (-1,5%) e bovinos (-0,3%).

Índice de preços dos meios de produção na agricultura

Por sua vez, em Setembro de 2019 assistiu-se a um decréscimo de 0,5% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente causado, principalmente, pela variação do índice de preços das sementes (-9,5%); em comparação com o mês anterior verificou-se uma variação negativa de 0,2% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente devida, sobretudo, à evolução do índice de preços da energia e lubrificantes (-1,6%).

No índice de preços dos bens e serviços de investimento registou-se uma variação positiva de 1,9%, devida, principalmente, ao aumento do índice de preços das máquinas de colheita (+2,8%), motocultivadores e outro material de 2 rodas e tractores (ambos com + 2,1%); em relação ao mês anterior não se verificou qualquer variação.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior PDR 2020. Alto Tâmega tem 130 mil euros para pequenos investimentos nas explorações agrícolas
Próximo Eucaliptos vão dar lugar a zimbros, azinheiras e sobreiros em Vimioso

Artigos relacionados

Sugeridas

Medidas de combate à seca no setor agrícola

Foi declarada a situação de seca severa e extrema em determinados concelhos que permite aos produtores agrícolas promover adaptações […]

Últimas

Armamar organiza mais uma Montaria ao Javali a 29 de Fevereiro. Inscrições abertas

A Câmara Municipal de Armamar está a organizar mais uma Montaria ao Javali, a realizar-se em 29 de Fevereiro, na sua Zona de Caça Municipal. […]

Nacional

INE contrata técnicos para o Recenseamento Agrícola 2019

Estão abertas até 14 de Maio as candidaturas de técnicos superiores, no âmbito do Recenseamento Agrícola 2019, para várias regiões do País. […]