Incêndios. União Europeia “está pronta para aumentar a sua assistência” se Portugal solicitar

Incêndios. União Europeia “está pronta para aumentar a sua assistência” se Portugal solicitar

[Fonte: SAPO 24]

O incêndio que começou cerca das 15:00 de sábado na localidade de Fundada, Vila de Rei (distrito de Castelo Branco) e se estendeu ao início da noite ao concelho de Mação (distrito de Santarém) permanece ativo há mais de 24 horas e está a ser combatido por 844 operacionais, apoiados por 255 viaturas e 15 meios aéreos.

“Acabei de falar com o ministro da Administração Interna. Permanecemos em contacto próximo com as autoridades portuguesas sobre a situação dos incêndios florestais”, escreveu Christos Stylianides, na rede social Twitter.

“A UE está pronta para aumentar a sua assistência, se necessário e solicitado”, acrescentou o comissário europeu.

Já anteriormente, a UE tinha anunciado que estava a produzir mapas satélites dos incêndios que deflagraram no sábado no distrito de Castelo Branco e que alastraram ao concelho de Mação, distrito de Santarém.

Os incêndios que lavram desde a tarde de sábado no distrito de Castelo Branco e que se propagaram a Mação causaram 20 feridos, um deles com gravidade, que se encontra internado na unidade de queimados do Hospital de São José, em Lisboa.

Em declarações hoje aos jornalistas, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, deu conta de oito bombeiros e de 12 civis feridos na sequência dos incêndios.

Comente este artigo

O artigo Incêndios. União Europeia "está pronta para aumentar a sua assistência" se Portugal solicitar foi publicado originalmente em SAPO 24.

Anterior Primeiro encontro bilateral Luso-Espanhol “Agricultura, Solo e Sustentabilidade” - 25 de julho - Lisboa
Próximo Incêndios. Proença-a-Nova de prevenção caso seja atingido por fogo de Vila de Rei

Artigos relacionados

Nacional

60% de Portugal caminha para a desertificação

[Fonte: TSF] De Alcoutim vão sair ideias para tentar salvar o país da seca e da desertificação. Nesta vila do nordeste algarvio está sedeado o Centro de Competências de Luta Contra a Desertificação.

O diagnóstico do País está feito e só tem vindo a piorar: “60% do território tem suscetibilidade moderada à desertificação e 11% uma suscetibilidade alta”, […]

Últimas

PSD defende verbas iguais para regiões ultraperiféricas no pós-2020

A eurodeputada Sofia Ribeiro (PSD) apresentou uma proposta no Parlamento Europeu (PE) a defender a necessidade de se manter no quadro pós-2020 pelo menos o mesmo envelope para o POSEI-Agricultura, programa específico de que beneficiam os Açores.
“A minha posição claramente assumida no documento apresentado no PE, […]

Nacional

Rússia suspende restrições à carne de vaca da UE

[Fonte: Vida Rural]

A Rússia levantou as restrições impostas há seis anos sobre a importação de gado bovino da União Europeia por motivos sanitários. A notícia foi avançada esta quinta-feira (21 de março) pelo Serviço Federal de Controlo Veterinário e Fitossanitário russo (Rosseljoznadzor) depois da “apresentação de um relatório da Direcção-Geral da Comissão Europeia sobre as medidas de controlo de animais vivos aplicadas pela UE”. […]