Incêndios: Fogo em Aljezur no Algarve está perto de “pontos sensíveis”

Incêndios: Fogo em Aljezur no Algarve está perto de “pontos sensíveis”

De acordo com o segundo comandante operacional distrital de Faro da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Abel Gomes, as seis pessoas foram retiradas de três habitações como medida preventiva, “para evitar que fossem afetadas pelo intenso fumo”.

Segundo aquele comandante, o incêndio tem três frentes: “uma a oeste que está dominada, outra a este que está a ceder aos meios, e uma a sul, sendo esta última a que oferece maior preocupação”.

Abel Gomes disse que os meios no terreno vão ser reforçados com uma equipa de ataque ampliado, proveniente de Lisboa, e com operacionais da AFOCELCA – um agrupamento complementar dos grupos Navigator e ALTRI, que com uma estrutura profissional tem por missão apoiar o combate aos incêndios florestais nas propriedades das empresas agrupadas, em coordenação e colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

De acordo com o segundo comandante operacional da Proteção Civil, Abel Gomes, o alerta para o fogo foi recebido pelas 15:27, sendo o vento um dos fatores de dificuldade no combate às chamas.

Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, consultada pela Lusa cerca das 18:40, no combate ao incêndio estão envolvidos 213 operacionais, apoiados por 62 veículos e oito meios aéreos.

(Artigo atualizado às 19:01)

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em SAPO 24.

Anterior PSD defende mais dinheiro no PDR 2020 para apoio aos jovens agricultores
Próximo Colóquio sobre investimento agrícola em Torre de Moncorvo

Artigos relacionados

Nacional

“Eduardo Cabrita foi um verdadeiro incendário”, diz Marques Mendes

[Fonte: O Jornal Económico]

Marques Mendes considera que o ministro da Administração Interna teve uma atuação “desastrosa” […]

Nacional

Insecticidas com lambda-cialotrina têm novas regras. Saiba quais

Os insecticidas com a substância activa lambda-cialotrina têm novos limites máximos de resíduos (LMR). Por isso, a DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária emitiu um esclarecimento, […]

Últimas

Agrogarante promove “Conversas de Agricultura” em Castelo Branco

Home Agenda Agrogarante promove “Conversas de Agricultura” em Castelo Branco

Terá lugar no dia 26 deste mês de Fevereiro, […]