Incêndios: Mais de 9.000 militares envolvidos este ano em ações de prevenção

Incêndios: Mais de 9.000 militares envolvidos este ano em ações de prevenção

Mais de 9.000 militares estiveram envolvidos, entre 18 de julho e 15 de outubro, em ações de vigilância das florestas e prevenção de incêndios rurais, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Em comunicado, o EMGFA precisa que 9.156 militares da Marinha e do Exército realizaram 3.052 patrulhas de vigilância das florestas e sensibilização da população, numa ação de apoio ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Segundo o EMGFA, os militares efetuaram, em média, 36 patrulhas diárias, 32 das quais efetuadas pelo Exército e quatro pela Marinha, em 20 áreas de atuação nas quais o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas tem responsabilidade.

A participação dos militares na prevenção de incêndios decorre ao abrigo do protocolo ‘Faunos’, celebrado em 2017 entre as Forças Armadas Portuguesas e o ICNF e que contempla a realização de patrulhas por militares na vigilância das áreas mais sensíveis da floresta e na sensibilização da população para a necessidade de adotar comportamentos adequados à prevenção dos fogos.

O EMGFA refere ainda que o ICNF disponibilizou 36 viaturas para esta missão das Forças Armadas.

Este ano o número de incêndios diminuiu, mas a área ardida aumentou cerca de 60% em relação ao mesmo período de 2019, tendo deflagrado 8.807 fogos que consumiram 66.116 hectares.

Comente este artigo
Anterior Comissão adota a estratégia da UE para o metano, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu
Próximo FAO implementa 18 projetos em Angola no valor de 31 milhões de euros

Artigos relacionados

Ofertas

Oferta de emprego – Técnico de Apanha – Engenheiro Zootécnico – Figueira da Foz

Se gostas de aves, do campo e de gerir pessoas este trabalho é para ti! Vem ajudar-nos a liderar e a coordenar equipas de apanha de aves bem como a […]

Formações

Ação de formação: Modelos de produção de fruto: sobreiro e pinheiro manso

Esta formação visa abordar aspetos gerais da reprodução sexuada, desde a floração à frutificação em sobreiro e pinheiro manso. […]

Nacional

Já há data. Mercadona inaugura 1.º supermercado em 2 de julho em Gaia

[Fonte: Notícias ao minuto]
A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, vai inaugurar em 2 de julho em Canidelo, […]