Dominado o incêndio que deflagrou, sexta-feira, em Aljezur e alastrou a Lagos e Vila do Bispo. Vento forte obriga dispositivo a manter-se no terreno para responder a eventuais reativações
O incêndio que deflagrou, na sexta-feira, em Aljezur e alastrou a Lagos e Vila do Bispo continua dominado, mas o vento forte está a fazer o dispositivo manter-se no terreno para responder a eventuais reativações, indicou este domingo a Proteção Civil.
O comandante distrital de operações de socorro de Faro, Vítor Vaz Pinto, fez um ponto de situação do combate ao fogo no centro educativo de Budens, concelho de Vila do Bispo, e afirmou que o “incêndio se encontra dominado desde as 09:10 de sábado”, mas reconheceu que “a última noite foi muito complicada, como se esperava”, devido à força do vento.
“O vento soprou com grande intensidade, do quadrante norte e noroeste, o que dificultou a tarefa de todos os combatentes no teatro de operações”, disse o comandante.
Os bombeiros tiveram durante a noite de responder a “um conjunto de reativações, de maior ou menor intensidade”, mas todas elas, “com maior ou menor dificuldade, foram extintas e ficaram dominadas”, acrescentou Vaz Pinto.
O comandante distrital da Proteção Civil de Faro antecipou uma tarde também com vento intenso e disse que o dispositivo vai manter-se no terreno, com apoio de “uma bateria de máquinas de rasto em todo o perímetro do incêndio”, para ir consolidando a extinção do fogo.
Discussão sobre este post