A Iberdrola estabeleceu um acordo de cooperação com um apicultor da região (Coolbelha), para instalação de colmeias nas suas centrais fotovoltaicas em operação. No total, encontram-se instaladas 30 colmeias distribuídas equitativamente pelos parques fotovoltaicos de Conde e de Algeruz II, localizadas no distrito de Setúbal.
Segundo explicado em comunicado, foi feito um estudo de viabilidade previamente com o apicultor para identificação da melhor localização das colmeias, em estreita articulação com a segurança dos equipamentos das centrais dos trabalhadores de operação e manutenção. A instalação das colmeias decorreu durante o período noturno.
A Iberdrola está ainda a elaborar Projetos de Integração Paisagísticos das Centrais Fotovoltaicas, que incluirão o cultivo de espécies aromáticas específicas (melíferas) de forma a incrementar a qualidade do mel e também para uma simbiose entre a atividade apícola e todo o envolvimento da central.
A esta iniciativa soma-se o projeto de utilização do espaço das centrais fotovoltaicas para pastoreio de ovelhas de produtores locais, implementado no primeiro trimestre deste ano.
“Este tipo de projetos (apicultura e pastoreio), advém da implementação do Plano Ambiental da Iberdrola, com o compromisso global de mitigação de impacto, promovendo o desenvolvimento local, respeitando os recursos naturais e a biodiversidade e fomentando a economia circular”, explica a empresa.
O parque fotovoltaico do Conde, localizado no distrito de Setúbal, conta com 14 megawatts (MW) de potência instalada. Já o parque fotovoltaico de Algeruz é constituído por 50 580 módulos fotovoltaicos com uma potência instalada total de 27 MW.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.