I Festival da Túbera de Mértola

I Festival da Túbera de Mértola

A Junta de Freguesia de Mértola promove no próximo fim-de-semana, dias 23 e 24 de março, o I Festival da Túbera de Mértola, uma iniciativa que valoriza a túbera e a riqueza gastronómica da região. O evento conta com um programa recheado de iniciativas, além dos petiscos com túberas disponíveis na tenda multiusos da vila.

As túberas são uma trufa branca, também conhecidas com trufas alentejanas, que crescem no solo de forma espontânea, e antes de serem confecionadas têm que ser colhidas por quem as sabe encontrar. “Vamos apanhar túberas” é a primeira proposta do programa que desafia os participantes a irem até ao campo para um workshop.

A abertura do certame está agendada para as 12h00 de sábado e às 15h30, no recinto do festival, acontece mais um workshop com o tema “Do mato ao prato – desafios para a valorização da túbera”. Este conta com a participação de Celeste Silva e Rogério Loura, da Universidade de Évora, de Margarida Fortunato da Myrtilis Gourmet e de Duarte Candeias, consultor. A moderação está a cargo de Marta Cortegano da Associação de Empresários do vale do Guadiana.

“Borrego e túbera – Ligações improváveis” é o tema do showcooking com a Chef Margarida Rodrigues que se realiza no recinto do certame às 17h00.

Para domingo, em conjunto com a ACOS, a organização preparou uma demonstração de tosquia de ovelha campaniça ao vivo, com início às 14h00, a que se segue um workshop subordinado ao tema “Potencial da utilização das raças autóctones na agricultura regional – o caso da raça campaniça. A moderação é de João Madeira, da Sociedade Agrícola Vargas Madeira, Lda, com a participação de José Romana, agricultor, de Claudino Matos, da ACOS, e de Carlos Bettencourt, da CEBA/DRAPAL.

A Chef Márcia Leite apresenta, pelas 16h00, mais propostas gastronómicas num showcooking que tem como tema “Novos sabores da túbera”.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior The Navigator Company rejeita existência de dívidas da Portucel Moçambique
Próximo SIAZ – Produção de azeite na campanha 2018/19 aponta para uma quebra de 30% face à anterior

Artigos relacionados

Últimas

Incêndios: População de Bustelo no concelho de Ovar de regresso a casa

Moradores retirados hoje de suas casas em Bustelo, concelho de Ovar, no distrito de Aveiro, devido a um incêndio, já estão a regressar às habitações, […]

Vídeos

Cereais do Alentejo

O melhor de Portugal está dentro de nós. […]

Últimas

PDR 2020 tem 700 mil euros para o arranque dos estudos da Barragem do Pisão

O Governo determinou a 7 de Junho de 2019 o início dos trabalhos com vista à concretização do empreendimento de fins múltiplos “Barragem do Pisão”, que vai aproveitar as águas da Ribeira de […]