Herbicidas STAM® NOVEL FLO 480 e CENTURION PRO da UPL obtêm Autorização Excecional de Emergência

Herbicidas STAM® NOVEL FLO 480 e CENTURION PRO da UPL obtêm Autorização Excecional de Emergência

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) concedeu uma Autorização Excecional de Emergência (AEE), por 120 dias, ao herbicida STAM NOVEL FLO 480 da UPL para o combate de infestantes em arroz.

O STAM® NOVEL FLO 480 é um herbicida para aplicar em pós-emergência da cultura do arroz e das infestantes. Atua essencialmente por contacto e de modo secundário sistemicamente por translocação até ao sítio ativo, provocando a inibição do processo de fotossíntese.

Esta autorização, ao abrigo do Art.º 53 do Regulamento (CE) n.º 1107/2009, de 21 de outubro, foi concedida considerando que a lista de substâncias ativas e produtos comerciais com ação antigramíneas disponíveis no mercado não é suficiente para o controlo eficaz das infestantes no arroz, devido a fenómenos de resistência, nomeadamente em infestantes das famílias das alismatáceas e ciperáceas e do género Echinochloa. A substância ativa que compõe o STAM NOVEL FLO 480 (propanil) tem um modo de ação diferente dos produtos autorizados, tornando-se numa ferramenta essencial para os orizicultores.

O herbicida CENTURION PRO da UPL obteve uma Autorização Excecional de Emergência para o controlo das infestantes gramíneas anuais em tomateiro, por um período de 120 dias. A substância ativa cletodime pertence a uma família química diferente das famílias químicas de herbicidas presentemente autorizados para controlo de gramíneas em tomateiro o que reforça a sua importância numa estratégia de controlo de infestantes, contribuindo para uma melhor gestão de problemática das resistências.

Esta AEE foi concedida à Organização de Produtores Agrícolas do Vale do Tejo, S.A. (APAVE), por um período de 120 dias. A pedido de Outras Organizações de Produtores, foi concedida pela DGAV uma extensão desta Autorização Excecional de Emergência a cada uma das requerentes.

Comente este artigo
Anterior Newsletter de divulgação do Projeto Nutri2Cycle
Próximo Avisos Agrícolas 31/03/2020: Vinha, Kiwi, Mirtilo, Nogueira, Oliveira, Macieira, Pereira, Marmeleiro e Tomateiro

Artigos relacionados

Sugeridas

Valor da produção agrícola em Portugal sobe 3,2% em 2019, acima da média da UE

O valor da produção agrícola aumentou 2,4% na União Europeia (UE) para os 418 mil milhões de euros em 2019, tendo crescido acima da média em Portugal (3,2%, para 8,1 mil milhões de euros), […]

Sugeridas

Produtores agroflorestais apresentam propostas para o montado e exigem clarificação da posição do Governo

Inserido no ciclo de workshops “Mais Conhecimento/ ha” decorreu na 3ª feira no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche, […]

Comunicados

Expobiomasa 2017 – Descontos e vantagens para expositores e visitantes profissionais até 31 de março.

Tecnologia procedente de 23 países engrossa o avanço de expositores da Expobiomasa 2017, que abrirá quatro dias pela primeira vez.
Em pleno período de contratação com importantes descontos para expositores de até 40%, […]