O III Seminário “Agricultura Sustentável – Modelos para um Futuro Produtivo e Resiliente”, uma atividade organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras, realizou-se na tarde do passado dia 2 de julho, no pavilhão Expotorres, no âmbito da programação da Feira de São Pedro.
De realçar do programa da atividade o evento final do projeto “Healthy Soils@Torres Vedras”, que consistiu numa apresentação do trabalho realizado no âmbito do mesmo, a qual foi efetuada pela sua coordenadora, Georgette Félix (do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária). Na ocasião, foi explicado que o “Healthy Soils@Torres Vedras” é o único projeto piloto português integrado no projeto europeu “HuMUS – Healthy Municipal Soils”, o qual é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte Europa, e visa contribuir para a Missão Solo da União Europeia. Com um período de desenvolvimento de um ano, e liderado pelo INIAV, em parceria com o Município de Torres Vedras, o “Healthy Soils@Torres Vedras” tem como objetivo central promover a gestão sustentável dos solos do concelho de Torres Vedras, com especial enfoque nos solos agrícolas e vitícolas do mesmo, tendo como território-alvo o da freguesia da Ventosa. No entanto, o projeto prevê, através de um Acordo de Gestão Territorial cocriado e subscrito pelos diversos parceiros envolvidos, a sua expansão futura para outros territórios, usos e tipos de solo dentro do concelho de Torres Vedras. De referir a esse propósito que o “Healthy Soils@Torres Vedras” envolve também o SmartFarm Colab, a Associação de Agricultores de Torres Vedras, a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, a AIHO – Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, a Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, a Junta de Freguesia da Ventosa, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, o Centro Educativo da Ventosa, o Instituto Superior de Agronomia, a Leader Oeste, a empresa ORGO Regenerative Biology Management e vários agricultores. As principais ações realizadas no âmbito do projeto foram: a avaliação da saúde de solos através da recolha e análise de dados físicos, químicos e biológicos; a promoção de literacia sobre o solo, com ações educativas e de sensibilização em escolas e comunidades; e o desenvolvimento de processos de cocriação de soluções para melhorar a gestão do solo, o que envolveu utilizadores do solo, como agricultores, vitivinicultores e gestores locais.
Do programa do III Seminário “Agricultura Sustentável – Modelos para um Futuro Produtivo e Resiliente” fez também parte duas outras apresentações: “As terras de Cascais e as gentes que a transformam em agricultura de regeneração” e “O papel da agroecologia no futuro mosaico da paisagem portuguesa”, as quais foram efetuadas por André Miguel (da Cascais Ambiente – Empresa Municipal de Ambiente de Cascais) e Alfredo Sendim (da Herdade de Freixo-do-Meio).
Refira-se ainda que na atividade estiveram representados três produtores (Herdade Freixo-do-Meio, Coisa Cerea e Nicolau Wines), que partilharam com os participantes as suas práticas sustentáveis e deram a conhecer e provar os seus produtos. Esteve também presente a Bambual Portugal – Editora com as suas publicações e os SMASTV (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras) com um espaço dedicado à compostagem.
Recorde-se que o Seminário “Agricultura Sustentável – Modelos para um Futuro Produtivo e Resiliente” pretende promover conhecimento e modelos de produção agrícola centrados nos desafios do presente e do futuro, no âmbito dos quais são utilizadas práticas que promovem a abundância, a disponibilidade de água para as culturas e a regeneração dos solos. Apesar de serem modelos que divergem da agricultura convencional, não deixam de ser sistemas intensivamente produtivos, quer na produção de alimentos, quer na promoção de biodiversidade, favorecendo, assim, a captura e armazenamento de carbono atmosférico e água no solo, contribuindo, portanto, para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Fonte: CM de Torres Vedras