Há dois anos, 10% da floresta ardeu. Só 35 mil hectares foram rearborizados

Há dois anos, 10% da floresta ardeu. Só 35 mil hectares foram rearborizados

[Fonte: Público]

Floresta ardida não é sempre sinal de floresta destruída. O fogo altera a idade de um povoamento florestal mas isso “não corresponde necessariamente à sua destruição”.

Os dados provisórios do Inventário Florestal Nacional (IFN) são divulgados nesta sexta-feira, mas já há um problema: estão desactualizados. Uma vez que o trabalho de campo e captação das imagens aéreas foi feito em 2015, acaba por não reflectir as mudanças que ocorreram na floresta portuguesa nos últimos quatro anos. Nomeadamente, os incêndios de 2017, que destruíram 10% da floresta nacional.

Comente este artigo

O artigo Há dois anos, 10% da floresta ardeu. Só 35 mil hectares foram rearborizados foi publicado originalmente em Público.

Anterior Eucalipto ganha terreno ao pinheiro-bravo e ao sobreiro
Próximo Gestão do eucalipto: “Estamos a caminhar no pior sentido”

Artigos relacionados

Internacional

Fijado el recorte en las ayudas 2019 para la reserva de crisis de 2020

[Fonte: Agropopular – UE]

La Comisión Europea ha fijado el recorte lineal que se aplicará a las ayudas directas de 2019 para constituir la reserva de crisis agrícola de 2020. Será del 1,44%, que se aplicará a los pagos destinados a todos los beneficiarios, […]

Últimas

Portugal e Espanha criam centro ibérico para investigação e combate aos incêndios

[Fonte: Rádio Renascença]

Dois anos depois do pior ano de fogos para Portugal (2017), há duas regiões do país que se juntam à Andaluzia (Espanha) na constituição do Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais – CILIFO, que vai ficar sedeado na cidade espanhola de Huelva. […]

Nacional

Governo altera opções de pedidos de pagamento na agricultura

O Governo vai proceder à alteração do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), permitindo que os grupos operacionais possam apresentar três pedidos de pagamento por candidatura aprovada, excluindo o de adiantamento, segundo uma portaria publicada esta quinta-feira em Diário da República.
“Podem ser apresentados três pedidos de pagamento, […]