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– 05-01-2012 |
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Grandes superf�cies comerciais promovem importa��es desnecess�rias e esmagam a produ��o agro-alimentar nacional� necess�rio regulamentar as cadeias de distribui��o e comercializa��o de bens agro-alimentares para defender o emprego agr�cola, para reduzir as importa��es, para criar condi��es � melhoria dos pre�os � produ��o, para promover a produ��o e a economia nacionais. Uma cadeia de grandes Superf�cies Comerciais iniciou o novo ano com mais uma agressiva campanha, dita "de promo��o" de diversos produtos, incluindo bens alimentares. Assim, e como exemplos, h� leite UHT importado de Espanha que com um desconto de 75% fica a 13 c�ntimos o litro; h� batata vinda de Fran�a que fica a 16,5 c�ntimos o kg; h� n�ctares (sumos) a 20 c�ntimos o litro e com a indica��o "fabricado na UE" � Mesmo os produtos nacionais inclu�dos nestas campanhas são sujeitos a grande pressão para lhes rebaixar os pre�os. Estas são pr�ticas que indiciam manobras de "dumping" (vender abaixo de pre�o a que foi adquirido o produto) e de especula��o por parte das grandes cadeias de distribui��o, matérias que deviam ser alvo de interven��o urgente nomeadamente por parte da Autoridade da Concorr�ncia e da ASAE. são pr�ticas que eliminam, ilegitimamente, a possibilidade de concorr�ncia por parte do pequeno e m�dio com�rcio e que esmagam os pre�os e a produ��o nacional, muito contribuindo para o agravamento do nosso d�fice agro-alimentar e do d�fice da balan�a de pagamentos do nosso Pa�s com o exterior. são pr�ticas que Também contribuem para a degrada��o de qualidade alimentar dos portugueses. Agora, são de esperar mais campanhas semelhantes por parte de outras cadeias de distribui��o e comercializa��o. Os Consumidores, no imediato, são "aliciados" mas �Os Consumidores acabam por "ficar presos" aos "pontos do cart�o" que acumula o valor dos descontos (75%) mas, depois, t�m que comprar outros produtos na mesma cadeia comercial. Ou seja, os Consumidores são obrigados a gastar noutros produtos a "poupan�a" que julgaram fazer nos produtos agora "em promo��o"� Entretanto, a mesma cadeia comercial vai poder utilizar, nas suas manobras financeiras, dinheiro dessa forma "avan�ado" pelos Consumidores e permite-se a pagar aos Fornecedores a 90 dias e até a mais!! orgãos de soberania devem regulamentar – urgentemente – as grandes cadeias de distribui��o e comercializa��oAs pr�ticas comerciais e especulativas em causa j� duram h� demasiado tempo. � pois urgente que os orgãos de Soberania, a Autoridade da Concorr�ncia, e o Governo em especial, regulamentem – com firmeza – as actividades das grandes cadeias de distribui��o e comercializa��o, no caso de bens agro-alimentares. Para defender o emprego e a actividade agro-rural! Para criar condi��es � melhoria dos pre�os � Produção Nacional! Para promover a economia nacional, a qualidade e soberania alimentar dos Portugueses!
O objectivo principal destas iniciativas � a den�ncia de certas pr�ticas comerciais e especulativas utilizadas pela Grande Distribui��o e Comercializa��o e de apelar para os orgãos de Soberania tendo em vista a regulamentação/correc��o – urgentes – dessas actividades. Os Agricultores e as suas organizações reservam-se no direito de continuar a defender os seus interesses e a Produção Agro-Alimentar Nacional. Porto, 5 de Janeiro de 2012 As promotoras destas iniciativas – FENALAC – CONFAGRI – CNA – APLC – APROLEP
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