Governo dos Açores “valoriza parceria estratégica” com Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos

[Fonte: Agricultura e Mar]

O secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou hoje, 28 de Agosto, na Ilha Terceira, o papel que a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos tem desempenhado na defesa, promoção e valorização de um vinho de excelente qualidade, bem como no contributo que dá ao desenvolvimento da vitivinicultura nos Açores.

“Esta Confraria tem sido um parceiro importante e estratégico para o desenvolvimento e afirmação do vinho verdelho dos Biscoitos, pelo que continuamos a contar com o trabalho de parceria que tem existido com o Governo dos Açores”, afirmou João Ponte, no final de uma reunião com a direcção da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, instituição que celebra este ano o 26.º aniversário.

Reforçado apoio técnico aos produtores de vinho

O governante referiu que será reforçado o apoio técnico prestado aos produtores de vinho nos Biscoitos, através da realização de workshops e mais acções de formação, de modo a permitir que tenham mais e melhor capacidade para produzir vinho e proteger as castas tradicionais.

“Contamos com a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos para trabalhar em sinergia, pois trata-se de um parceiro estratégico no desenvolvimento da vitivinicultura”, frisou João Ponte, acrescentando que, da parte do Governo dos Açores, também existe total disponibilidade para apoiar a Confraria no desenvolvimento dos seus projectos.

Para o Secretário Regional, os grandes desafios que se colocam à viticultura nos Biscoitos passam por mobilizar mais produtores para reconverter as vinhas, recuperar e manter a paisagem, bem como aumentar as áreas de produção de um vinho de excelente qualidade, como é o caso do verdelho dos Biscoitos, “que já é valorizado, mas pode ser ainda mais”.

Actualmente, existem no arquipélago cerca de 1.000 hectares de área de vinha apta para a produção de vinho certificado, contando os Açores com três regiões demarcadas de produção de vinho, nomeadamente Pico, Graciosa e Terceira (Biscoitos).

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Governo dos Açores “valoriza parceria estratégica” com Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural condecora o Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan
Próximo Floresta nas Linhas 20.30 apoia arborização e rearborização de de 125 hectares em Torres Vedras

Artigos relacionados

Últimas

Patrícia Duarte, Presidente da Associação Portuguesa de Kiwicultores

[Fonte: Voz do Campo]

O kiwi ainda não entrou completamente nos lares portugueses
A Associação Portuguesa de Kiwicultores foi fundada há […]

Dossiers

La almendra ecológica ha subido un 24,60% en lo que va de año

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Esta semana ha continuado el aumento de las cotizaciones de las almendras debido al incremento del consumo y a la alta demanda externa, […]

Últimas

“Valorização das pastagens é uma enorme mais valia para a agricultura nos Açores”

[Fonte: Açoriano Oriental]

O secretário regional da Agricultura e Florestas afirmou que a valorização das pastagens nos Açores constitui uma enorme mais valia para a redução de custos nas explorações, […]