Governo dos Açores atribui apoio regional ao abate de ovinos e caprinos nos matadouros

Governo dos Açores atribui apoio regional ao abate de ovinos e caprinos nos matadouros

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Governo dos Açores atribui um apoio aos ovinos e caprinos abatidos na rede regional de abate para incentivar a utilização dos matadouros públicos e garantir a máxima segurança em termos de saúde pública.

“Trata-se de uma medida importante face à dinâmica de crescimento verificada na produção de pequenos ruminantes nos Açores e que visa incentivar a utilização preferencial dos matadouros para a realização dos abates”, referiu João Ponte, acrescentando que, em 2019, foram abatidos cerca de 2.000 ovinos e caprinos na rede regional de abate, o que representa um crescimento de 36% face ao início da actual legislatura.

A portaria da Direcção Regional da Agricultura que regulamenta esta compensação financeira regional, a fundo perdido, foi hoje publicada em Jornal Oficial, estipulando a atribuição de um montante de 20 euros por animal aos proprietários de ovinos e caprinos com idade igual ou superior a três meses que forem abatidos na rede regional de abate e sejam aprovados para consumo.

João Ponte destacou ainda que este apoio regional é também uma forma de apoiar os produtores a apostarem na diversificação da actividade agropecuária e ajudar suprir o auto-abastecimento do mercado para este tipo de produtos.

Para beneficiar deste apoio financeiro, o produtor terá de apresentar um requerimento no Serviço de Desenvolvimento Agrário da ilha da área de localização da exploração, no decurso dos primeiros dois meses do ano civil subsequente ao ano do abate dos animais.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Olivum destaca contributo do olival na descarbonização
Próximo CNEMA promove representação simbólica da FNA Online - 6 a 14 de junho

Artigos relacionados

Dossiers

Los corderos se resisten a anotar subidas en los precios


En el sector de los corderos, la demanda no es alta pero tampoco lo es la oferta, con lo cual se alcanza un equilibrio de mínimos en este mercado, […]

Últimas

In Loco lança um Guia que desafia os cidadãos a repensar hábitos de consumo alimentar

“A produção local procura consumidores locais” é o mote lançado pela associação, na semana do lançamento do “Guia para Consumir Local”. […]

Ofertas

Oferta de emprego – Técnico de Ensaios de Campo – Engenheiro Agrónomo – Odivelas

A SAGEA lda. procura Técnico de Ensaios de Campo que terá de planear, implementar e gerir ensaios de campo, respeitando as Boas Práticas […]