Fungicidas com imazalil proibidos na pós-colheita em maçã, pêra e banana

Os fungicidas com a substância activa imazalil são utilizados principalmente na pós-colheita de citrinos. Mas também noutras culturas. A Comissão Europeia identificou usos que podem conduzir a risco para o consumidor e decidiu proibir a utilização de fitofármacos com aquela substância em tratamentos pós-colheita em maçã, pêra e banana.

Fica ainda proibido o uso de fungicidas com imazalil em tratamentos em aplicação por imersão (“dip”) ou chuveiro (“drencher”) em laranja, toranja (incluindo pomelo) e tangerinas (incluindo clementinas).

Mantém-se as restantes práticas agrícolas presentemente autorizadas para os citrinos, como seja a pulverização a baixo volume ou “waxing”, desde que a dose de aplicação não ultrapasse 300g de s.a./hL, equivalente a 3g de s.a./tonelada.

Regras aplicam-se a partir de 16 de Abril de 2020

as novas regras entram em vigor no dia 15 de Outubro de 2019, aplicando-se a partir de 16 de Abril de 2020.

Segundo o Ofício Circular n.º 26/2019 da DGAV – Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, que as novas restrições “serão introduzidas, assim que possível, nos rótulos dos produtos fitofarmacêuticos, sendo oportunamente publicadas no sítio de Internet da DGAV”.

Os novos Limites Máximos de Resíduos do imazalil aplicar-se-ão a partir de 16 de Abril de 2020, pelo que o cancelamento e as alterações às práticas agrícolas indicadas são aplicáveis a partir de 15 de Outubro de 2019.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Xylella já está presente em trinta municípios espanhóis e afeta três novas espécies
Próximo Exportações de carne de bovino da UE para a Coreia retomadas ao fim de quase 20 anos

Artigos relacionados

Nacional

InnoACE aposta na valorização de subprodutos da indústria do vinho

A valorização dos subprodutos da indústria agroalimentar na zona EuroACE – euroregião constituída pelo Alentejo, Centro de Portugal e Comunidade Autónoma da Extremadura espanhola – é um dos objectivos do projecto InnoACE. […]

Últimas

Aumenta população a precisar de assistência alimentar de emergência em Moçambique

Cerca de 800 mil pessoas estão a precisar de assistência alimentar de emergência em Moçambique, mais 500 mil do que as apoiadas há […]

Eventos

Agromeeting da Espaço Visual debate sucesso externo do kiwi. Inscrição gratuita – 4 de junho

A Espaço Visual — Consultores de Engenharia Agronómica vai realizar no dia 4 de Junho, entre as 21 horas e as 22h30 horas, uma conferência online, […]