O Fundo Ambiental vai apoiar ações de controlo e erradicação da erva-das-pampas (‘Cortaderia selloana’), uma espécie invasora que ameaça habitats de interesse comunitário em áreas naturais protegidas, foi hoje anunciado.
O aviso hoje publicado é dirigido a comunidades intermunicipais, municípios, Instituições de Ensino Superior, centros de investigação e outras entidades públicas.
Está prevista a possibilidade, salienta uma informação do Ministério do Ambiente e Ação Climática, destes beneficiários consorciarem-se com os proprietários e agentes do setor privado e do setor empresarial do Estado, pessoas singulares ou coletivas, que detenham a seu cargo a gestão dos territórios onde os projetos serão desenvolvidos.
A dotação máxima para este aviso é de duzentos mil euros e a taxa máxima de cofinanciamento é de 85%, incidindo sobre o total das despesas elegíveis, com financiamento limitado a vinte mil euros por projeto, diz-se no comunicado.
As candidaturas, para Portugal continental, são aceites entre hoje e 20 de junho.
A erva-das-pampas é uma espécie invasora, originária da América do Sul, que coloniza margens de rios, estuários, falésias e charnecas costeiras.
Entre sábado e 06 de junho realiza-se a primeira Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras, organizada por entidades portuguesas e espanholas.
Num comunicado divulgado esta semana sobre a iniciativa os responsáveis notam que em Portugal estão listadas mais de 300 espécies exóticas invasoras, entre plantas e animais. A erva-das-pampas é uma das espécies citadas.