Fórum Smart Farm aborda “Mitos na Alimentação”

Fórum Smart Farm aborda “Mitos na Alimentação”

No próximo dia 18 de junho, entre as 10h e as 14h,  o Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian abre as suas portas para receber a segunda edição do FÓRUM SMART FARM. Dois oradores e seis comentadores juntam-se para discutir com a sociedade civil alguns dos mais comuns “Mitos na Alimentação” e na produção das frutas e legumes que chegam diariamente à mesa dos portugueses.

No encontro, organizado pela ANIPLA, e que reunirá uma série de especialistas na área da produção e consumo de alimentos, os holofotes apontarão para todos os tópicos essenciais em torno dos “Mitos na Alimentação: quais os principais receios da população portuguesa face aos alimentos que consomem? Quais os principais mitos associados à produção de alimentos?

Este será o momento de dar voz, mas também informar a sociedade civil sobre boas práticas em matéria de segurança alimentar e produção sustentável, numa manhã dedicada ao debate sobre o consumo e produção de alimentos, que contará com a presença de nomes como José Miguel Mulet (Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular) e Vítor Hugo Teixeira (Nutricionista, Professor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação e Conselheiro da Ordem dos Nutricionistas). Após a sua partilha e testemunho seguir-se-á o debate aberto com representantes da Distribuição Agro-alimentar, como Ondina Afonso, da SONAE, Ana Filipa Claro da Direção Geral do Consumidor, do Setor Agrícola (João Veloso-Agricultor) e da Indústria (Luís Antunes-Anipla).

Para António Lopes Dias, diretor executivo da ANIPLA, o tema escolhido para a segunda edição do Fórum é incontornável “numa altura em que é preciso tranquilizar a população face à qualidade e segurança dos alimentos que consome. Os desafios da produção agrícola são altamente exigentes e os consumidores têm de estar cientes desses desafios, para que possam entender melhor o papel da agricultura e combater mitos e desinformação. É por isso que os convidamos não só a assistir mas a ser parte e ter voz ativa neste debate, para que possam conhecer a realidade e promover a difusão de informação consciente e baseada em factos comprovados, não se deixando contaminar pelos medos e inseguranças infundados que todos os dias lhes chegam pelas mais diversas vias.”

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição sendo que o debate é transmitido em direto no Facebook da Anipla, convidando os consumidores a fazer parte do debate e a participar altivamente nos assuntos ligados à agricultura e produção de alimentos.

PROGRAMA

9H30 | 10H00 – RECEÇÃO DE CONVIDADOS E ACREDITAÇÃO

10H00 – DISCURSO DE BOAS VINDAS (ANIPLA)

10H10 – MITOS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS (José Miguel Mulet)

10H30 – MITOS NA ALIMENTAÇÃO (Vítor Hugo Teixeira)

11H | 12h30 – DEBATE ABERTO (com a presença de seis comentadores)

12H30 | 14H00 – ALMOÇO NAS INSTALAÇÕES DA GULBENKIAN (com exposição de produtos agrícolas)

Mais informação em www.anipla.com/smartfarm.php

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior ALTRI reforça exportações no primeiro trimestre de 2019
Próximo Elevado risco de incêndio florestal leva à Declaração da Situação de Alerta

Artigos relacionados

Últimas

Pagamentos do IFAP a 29 de Dezembro de 2017

No dia 29 de dezembro de 2017 o IFAP procedeu a pagamentos* num montante total de cerca de 441,1 milhões de euros

Sugeridas

Montalegre reduz ninhos de vespa asiática em 75% com rede de armadilhas

A rede de armadilhas levada a cabo pela Câmara Municipal de Montalegre, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), está a dar resultado. […]

Nacional

ASAE apreende 15 toneladas de mel em Ponte da Barca por má rotulagem

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 15 toneladas de mel em Ponte da Barca. O produtodestinava-se à exportação e estava rotulado como “Produto Portugal”. […]