SINOPSE
A gestão da água na agricultura continua a ser desafiante. “Sol na eira” parece ser fácil, “Chuva no nabal” exige muito engenho e arte. É preciso unir experiências com novos conhecimentos e tecnologias para adaptar os agrossistemas às atuais exigências socioeconómicas e às alterações globais emergentes. A formação “Sistemas de Rega e Gestão de Água” vai permitir uma melhor compreensão dos problemas da gestão da água em agricultura e o conhecimento do leque de soluções técnicas e de gestão do regadio disponíveis conducentes à conservação de recursos naturais e à modernização da agricultura, para haver “água no nabal” na medida certa, para assim se assegurar a sustentabilidade da agricultura e do regadio.
DESTINATÁRIOS
Membros e não membros da OE, técnicos das associações de regantes, cooperativas agrícolas e municípios ligados à gestão da rega agrícola e de espaços verdes urbanos. Também se incluem outros técnicos agrícolas, técnicos de juntas de agricultores, ou de empresas da área do regadio.
FORMADOR/AJosé Manuel Monteiro Gonçalves
Engenheiro Agrónomo, Professor Coordenador com Agregação na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra; Presidente da Comissão Especializada de Água, Agricultura e Florestas, da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (CEAAF-APRH); Honorary Vice President da International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering (CIGR, https://cigr.org/). Membro do centro de investigação CERNAS – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, do Instituto Politécnico de Coimbra. Tem experiência em lecionação na área das tecnologias do regadio e em projetos de investigação, nacionais e internacionais, na área do desenvolvimento e modernização do regadio.
Anabela Afonso Fernandes Silva:
PhD, Professora Auxiliar no Departamento de Agronomia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), membro integrado do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) e integra o Laboratório Associado Inov4Agro. Membro da Comissão Especializada de Água, Agricultura e Florestas, da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (CEAAF-APRH). Os interesses de investigação centram-se em Agrometeorologia e na produção agrícola, com enfoco no estudo das relações hídricas no continuum solo-planta-atmosfera, na determinação das necessidades hídricas das culturas, evapotranspiração, conhecimento e comportamento de indicadores de stresse hídrico para a gestão da rega utilizando a planta como biossensor, rega deficitária, rega de precisão. Tem diversas comunicações em encontros científicos nacionais e estrangeiros, e publicações científicas indexadas (Scopus/JCR). Coordena e participa em vários projetos de investigação sobre a problemática da rega das culturas.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1) Gestão da água em agricultura e sustentabilidade do regadio
2) Monitorização do regadio e programação da rega
3) Inovação das tecnologias de rega ao nível da parcela
OBSERVAÇÕES
Idioma: Português
Carga horária total: 36h
Carga horária em sessões síncronas: 12h
Carga horária em sessões assíncronas (estimativa de tempo de autoestudo, fórum e etapas sem intervenção síncrona dos formadores): 24h
Datas e horário das sessões síncronas:
Das 18h30m às 20h30m, nos seguintes dias:
– Fevereiro: 20, 21, 22, 26 e 27
– Março: 04
Avaliação: 11/03/2024 (entre as 18h30m e as 21h30m)
Certificação: Concluída a ação de formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional, com aprovação (sem classificação atribuída), na plataforma SIGO.