Está a decorrer a edição 2025 do concurso HORIZON-JU-CBE promovido pela plataforma Circular Bio-based Europe Joint Undertaking (CBE JU) ao abrigo do programa Horizonte Europa. A iniciativa tem por objetivo disponibilizar oportunidades de financiamento para projetos de investigação e inovação que promovam bioindústrias competitivas, sustentáveis e circulares na Europa.
A plataforma CBE JU é acompanhada, em Portugal, pela Agência Nacional de Inovação (ANI) que coordena o programa Horizonte 2030, pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) e pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) enquanto membros do States Representative Group (SRG), um órgão consultivo desta parceria circular.
O concurso HORIZON-JU-CBE abrange 13 áreas temáticas e tem um orçamento global de 172 milhões de euros. As candidaturas devem ser submetidas no portal de financiamento e concursos da Comissão Europeia até 18 de setembro de 2025.
Como exemplo de caso de sucesso da adesão a esta iniciativa, partilha-se o testemunho do projeto IASIS – Soil healing and Bioproduct financiado pela CBE JU que tem por objetivo fornecer soluções para o tratamento de terrenos contaminados e salinos através da fitogestão. O desenvolvimento é assegurado pela empresa portuguesa Bio4Plas em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, empresa Quadrado Selvagem e outros parceiros internacionais.
Vídeo testemunho do projeto IASIS – Soil healing and Bioproduct
Fonte: GPP