As Associações de Regantes estão em estado de alerta devido à seca. Num momento-chave para a campanha de rega, os volumes armazenados nas albufeiras não poderão dar resposta às necessidades. A falta de chuva inquieta agricultores em quase todo o País, com “preocupação máxima” no Alentejo.
O terceiro ano consecutivo de fraca precipitação, provoca carência de água nas albufeiras e as previsões meteorológicas não são positivas.
A situação afeta 30.000 hectares de cultura nos perímetros de rega do Alentejo, que poderão ficar sem água esta campanha.
A FENAREG questionou a Agência Portuguesa do Ambiente, APA, sobre a ativação da Comissão de Gestão de Albufeiras e da Comissão de Acompanhamento da Seca e solicita ao Ministério da Agricultura medidas excecionais que viabilize o reforço de água para as albufeiras que têm ligação a Alqueva, para minimizar os efeitos da seca nesses perímetros de rega.
FENAREG é uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, fundada em 2005, que agrupa entidades dedicadas à gestão da água para rega, tanto superficial como subterrânea, com o objetivo de unir esforços e vontades na defesa dos seus legítimos interesses e na promoção do desenvolvimento sustentável e da competitividade do regadio. Atualmente conta com 28 associados que representam mais de 25 mil agricultores regantes e cerca de 135.000 hectares, que significa mais de 90% do regadio organizado, 76% do regadio coletivo público e cerca de 20% do regadio nacional.
Mais informações: FENAREG Tel.: 962 055 519 / 243 610 355 secretariado@fenareg.pt
Discussão sobre este post