Feira da Castanha de Marvão arranca a 9 de Novembro com tempo seco a afectar produção

Feira da Castanha de Marvão arranca a 9 de Novembro com tempo seco a afectar produção

O Município de Marvão promove a XXXVI Feira da Castanha – Festa do Castanheiro nos dias 9 e 10 de Novembro. Neste evento, homenageia-se uma espécie endógena da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha.

Paralelamente a este certame, realiza-se, entre os dias 9 e 24 de Novembro, nos restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha.

Tempo seco afecta produção

De realçar que o tempo seco está a prejudicar a produção e a qualidade da castanha na zona de Marvão, no Alto Alentejo, além de se verificar uma escassa procura por parte dos consumidores, lamentam os produtores.

“Este ano está complicado, não choveu. A castanha que está a cair dos ouriços (cápsulas onde se encontra a castanha) vem seca”, disse à agência Lusa o produtor e empresário José Mário.

Receando que a castanha ainda por apanhar seja “mais miúda”, com “pouco calibre”, José Mário referiu que o produto está actualmente a ser comercializado a cerca de um euro por quilo. Apesar do cenário negativo, o empresário afirmou que os produtores da zona vão assegurar o fornecimento na Feira da Castanha de Marvão.

Também contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, mostrou-se igualmente preocupado com a situação em que vive o sector na região, explicando que estão a ser desenvolvidos vários trabalhos para encontrar uma solução para o problema. “Estamos a fazer um grande esforço para que esta fileira perdure no tempo. Nós temos um grande problema que são as alterações climáticas e os castanheiros a Sul do Tejo começam sentir isso”, disse.

A Feira

Dezenas de pontos de venda, uma tenda de produtores locais, onde se podem encontrar produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite, compotas, ou doces caseiros, e uma área de restauração, transformam a vila de Marvão numa enorme montra do mundo rural, onde se dará a conhecer o que de melhor se produz no concelho.

Como é habitual, nos Largos do Terreiro, de Santa Maria, do Pelourinho e do Espírito Santo, vão estar os quatro tradicionais magustos, com a melhor castanha assada e vinho de Marvão.

Espectáculos

Ao longo deste fim-de-semana, os visitantes podem ainda assistir a diversos espectáculos de animação de rua e música popular portuguesa, com as actuações de Iran Costa, Os Dona Zéfinha, Cristiana Sá & Companhia e Cant’Areias, no palco principal (Largo do Terreiro).

A entrada na Feira da Castanha custa um euro e a receita reverte, na sua totalidade, a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Açores. Associação de Criadores de Aberdeen-Angus Portugal celebra 10.º aniversário
Próximo ICNF autoriza conduta em mata protegida

Artigos relacionados

Sugeridas

Tomato Brown Rugose Fruit Virus (ToBRFV) – Um novo risco

Na sequência da entrada em aplicação no passado dia 1 de novembro da Decisão de Execução (UE) 2019/1615, que estabelece medidas de emergência […]

Nacional

Seminário final do projecto de promoção do azeite do Alentejo em mercados externos

O Convento do Espinheiro, em Évora, acolhe, às 17h00 de 29 de Agosto, o “Seminário Final do Projecto Promoção do Azeite do Alentejo em Mercados Externos”. […]

Últimas

Governo acredita que orçamento para Zona Euro fique “fechado” em outubro

O secretário de Estado das Finanças constatou esta sexta-feira, em Helsínquia, uma “aproximação” entre os Estados-membros em torno das questões ainda em aberto do futuro instrumento orçamental para a convergência e competitividade na Zona Euro, […]