A Federação Agrícola dos Açores saudou hoje a decisão de Bruxelas de permitir a transferência de 25% de verbas do Desenvolvimento Rural para o POSEI – Programa de Opções Específicas, para fazer face ao afastamento e à insularidade.
A iniciativa insere-se no âmbito da simplificação da Política Agrícola Comum (PAC), e foi aprovada pela Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu. A norma vai vigorar nos próximos dois anos e contribuirá para dar estabilidade e melhorar o desempenho da agricultura açoriana.
Em julho deste ano, Jorge Rita manteve em Portugal um encontro com o Comissário da Europeu da Agricultura, Christophe Hansen, a quem declarou a necessidade do aumento da dotação orçamental do POSEI, de pelo menos 30M€, uma vez que não há atualização face à inflação, desde 2008. Antes, no Fórum das Regiões Ultraperiféricas “POSEI Agricultura – Desafios e Oportunidades”, que decorreu em maio, em Bruxelas, o presidente da Federação Agrícola dos Açores reforçou a urgência “de garantir não só a continuidade do programa POSEI, como também a sua atualização anual, ajustada à realidade socioeconómica das Regiões Ultraperiféricas”.
“Esta estagnação orçamental, face à inflação acumulada, resultou numa perda de poder de compra superior a 40% para o setor agrícola na região, o que compromete seriamente a viabilidade económica das explorações e obriga os governos regionais a esforços financeiros que são significativos e insustentáveis”, considera Jorge Rita.
Fonte: Federação Agrícola dos Açores












































