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– 06-02-2010 |
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Favaios: Produtores denunciam invasão de c�pias no mercadoC�pias do moscatel de Favaios estáo a invadir o mercado, apresentando nomes, r�tulos e garrafas semelhantes aos desta marca que baralham o consumidor, denunciou a Adega Cooperativa local que se queixa de concorr�ncia desleal. O presidente da cooperativa, M�rio Monteiro, está preocupado com a situa��o e com o efeito negativo destas c�pias para a imagem do verdadeiro "Favaios". "O consumidor mais desatento pode nem se aperceber da diferen�a. Temos recebido várias queixas. No outro dia, escreveram-nos a dizer que o vinho tinha dep�sito e que estava alterado. As pessoas reclamam � marca e s� percebem que foram enganadas quando lhes enviamos a nossa garrafa". As c�pias j� existem h� algum tempo, mas no ano passado houve "uma verdadeira invasão", com garrafinhas miniatura e de 0,75 litros a ser vendidas tanto no pequeno com�rcio, como nas grandes superf�cies. "As pessoas t�m todo o direito de produzirem e comercializarem moscatel. O que não conseguem � criar uma identidade para o seu moscatel, da� arranjarem estas c�pias com o intuito de enganar o consumidor e vender � nossa boleia", indignou-se o respons�vel. M�rio Monteiro aponta alguns casos, como o Pousada, que apresenta um r�tulo e uma garrafa "muito parecidos" ou o Favos, cuja designa��o comercial t�m uma semelhan�a �bvia com a marca Favaios. "Isto � concorr�ncia desleal", desabafa, sublinhando que as "c�pias são negociadas a pre�os extremamente baixos", que podem ficar 40 por cento abaixo do Favaios. A Adega Cooperativa j� protestou junto de várias entidades, mas não teve sucesso. "Estes vinhos são certificados pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), que aprova quase tudo desde que cumpra determinadas regras", adiantou o presidente. O Pousada chegou a ser retirado do mercado durante cerca de 15 dias, por determina��o da ASAE, mas o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que protege as marcas, não deu raz�o �s queixas da adega de Favaios. "O INPI não nos ouviu e tomou uma decisão favor�vel � concorr�ncia, disse que não havia motivos para a nossa queixa. J� desistimos, não vamos gastar mais dinheiro com advogados", resigna-se M�rio Monteiro. Apesar de ter vendido menos litros de Favaios em 2009 do que no ano anterior (4.665.012 litros contra 5.693.697 em 2008), a adega cooperativa manteve a quota de mercado. "A quota de mercado continua a ser semelhante, por isso o que houve foi um abrandar do consumo do �lcool", justifica o mesmo respons�vel, destacando a qualidade deste moscatel que lhe mereceu 32 medalhas em 2009. A fatura��o desceu de 12 para dez milhões de euros, entre 2008 e 2009, mas o valor da exportação aumentou, passando de 1,2 para 1,5 milhões de euros, apesar de Portugal se manter como o principal mercado, com mais de 80 por cento das vendas. M�rio Monteiro indica como principais mercados de exportação o Luxemburgo, Su��a, Fran�a e Alemanha, países onde existe um elevado n�mero de emigrantes portugueses, mas salientou que o Favaios � vendido nos cinco continentes e chega a regi�es como a China, Macau, Angola ou os EUA. A Adega de Favaios foi fundada em 1952 e tem cerca de 540 s�cios. Fonte: Lusa
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