Na edição Notícias Diversas nº56, destaca–se importantes avanços na conservação da natureza, como a reclassificação do Lince-ibérico e a adoção da Lei do Restauro da Natureza pela UE.
Confira os temas em destaque:
Lince-Ibérico – Quarenta e cinco anos após a campanha “Salvemos o Lince e a Serra da Malcata”, o Lince-ibérico foi reclassificado de “Em Perigo” para “Vulnerável” graças aos esforços de conservação de Portugal e Espanha.
Lei do Restauro da Natureza – A Lei do Restauro da Natureza, pela UE, obriga os Estados-Membros restaurarem pelo menos 20% das zonas terrestres e marítimas até 2030.
50 Anos do NPEPVS e a Evolução das ONGAs – Em dezembro, celebra-se o 50º aniversário do Núcleo Português de Estudo e Proteção da Vida Selvagem, precursor de várias ONGs de conservação da natureza em Portugal.
Pirilampos 2024 – As observações de pirilampos organizadas pela FAPAS nas noites de 28 e 29 de junho foram um sucesso, contando com mais de 80 participantes.
Lei do Restauro da Natureza: Portugal no Lado Certo da História – A Ministra do Ambiente reafirmou o compromisso de Portugal com a Lei do Restauro da Natureza, essencial para a conservação de habitats e combate às alterações climáticas.
Centro de Formação FAPAS – O Centro de Formação FAPAS continua a promover a educação ambiental com projetos como “Duna Viva” e saídas de campo na Área da Paisagem Protegida Regional do Parque das Serras do Porto.
Ações de Formação Concluídas – A formação “Preservar a biodiversidade”, concluída em 15 de junho, envolveu docentes e o público em geral, com saídas de campo na Reserva Ornitológica do Mindelo e no Parque das Serras do Porto.
Leia estas e outras notícias no site da FAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.