FAO lança publicação sobre uso da água na pecuária

FAO lança publicação sobre uso da água na pecuária

[Fonte: Embrapa] A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou, na última semana, um manual com diretrizes sobre o uso da água nos sistemas de produção animal e nas cadeias produtivas pecuárias.

A publicação contou com a participação da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP), que desenvolve pesquisas na área desde 2011. O pesquisador Julio Palhares é representante do Brasil no Livestock Environmental Assessment and Performance (LEAP), grupo técnico da FAO para questões de produção animal e meio ambiente.

De acordo com Palhares, o documento é resultado de um trabalho de três anos de 27 especialistas de vários países. “O objetivo é oferecer uma metodologia para o cálculo de indicadores de pegada hídrica, produtividade hídrica e escassez de uso da água pela atividade pecuária no mundo”, explica ele.

As recomendações são baseadas nos padrões e nas melhores práticas existentes globalmente. São abordados aspectos relacionados ao consumo de água, produtividade e contribuição para a escassez hídrica.

Para o pesquisador da Embrapa, a partir da publicação, vários trabalhos poderão ser gerados para promover a gestão hídrica dos sistemas produtivos e cadeias de produção animal. “Não há produção de proteína animal sem água em quantidade e qualidade. Portanto, temos a obrigação de saber o quanto consumimos e qual o potencial de poluição para podermos mostrar que temos condições de sermos hidricamente eficientes no que fazemos”, destaca Palhares.

As orientações do manual servem para os sistemas pecuários, incluindo a produção de alimentos para os animais e a produção e processamento de produtos animais.

A publicação, versão inglês, está disponível gratuitamente no site da FAO: veja aqui

Comente este artigo
Anterior Oferta de Emprego - Engenheiros Agrónomos - Técnicos Superiores - IFAP - Lisboa
Próximo Conferências Vida Rural: Inovação Viticultura, Olivicultura e Amendoal - 31 de outubro - Mirandela

Artigos relacionados

Últimas

EU agricultural policy and climate change

In December 2019, the European Parliament declared a climate and environmental emergency in Europe and across the globe – a recognition of […]

Internacional

Brexit could lead Britain to ‘ditching EU’s mindless precaution and innovation-crushing rules on GMO crops’

[Fonte: GLP] Britain was once the world leader in biotechnology for agriculture, but that all changed 20 years ago when the environmental movement led a successful campaign to scare people about it. […]

Internacional

Risco de morrer de fome em África é maior que risco da pandemia – BAD

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, salientou hoje que o risco de morrer de fome em África é muito maior do que o risco de morrer da […]