Exportações do setor agroalimentar dão sinais de retoma

Exportações do setor agroalimentar dão sinais de retoma

As exportações do setor agroalimentar estão a dar sinais de retoma, apesar do contexto ainda marcado pelos efeitos socioeconómicos da pandemia em que vivemos. Assim, e segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), ao analisarmos as exportações do setor relativas ao mês de junho de 2020, quando comparadas com o os dados registados no mesmo mês de 2019, verifica-se um aumento das exportações em 5,2%, passando de 524 para 552 milhões de euros, e um ligeiro decréscimo das importações no valor de -0,7%, descendo estas de 807 para 801 milhões de euros.

Também no que respeita ao acumulado de janeiro a junho de 2020, em relação ao período homólogo de 2019, registou-se um ligeiro acréscimo das exportações, de 3.271 para 3.285 milhões de euros (+0,4%), e uma diminuição das importações, de 5.101 para 4.870 milhões de euros (-4,5%).

Avaliados estes dados do complexo agroalimentar por tipo de produto, verificamos que as plantas vivas e os produtos de floricultura são os que revelam um comportamento mais positivo, a crescerem 39,7%, seguindo-se os vinhos e mostos, com um aumento de 16%, os frutos, com os citrinos e melões em destaque, a crescerem 6,2% e os produtos lácteos, ovos e mel, a subirem no mês junho 4,4%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Comente este artigo
Anterior Vinhos portugueses em concurso ibérico à conquista do "difícil" mercado espanhol
Próximo Pandemia pode ser oportunidade para Portugal repensar o setor agrícola

Artigos relacionados

Dossiers

Cotações – Coelhos – 6 a 12 de setembro de 2021

Cotações – Coelhos – 6 a 12 de setembro 2021 […]

Nacional

Dez concelhos de quatro distritos do país em risco muito elevado de incêndio

Dez concelhos dos distritos de Bragança, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). […]

Últimas

FNA: A Importância da Água na Agricultura – 9 de junho – Santarém

Em Portugal, quando se fala de agricultura, fala-se da água, essencial à vida das culturas e da produção pecuária e de toda a envolvente das explorações agrícolas. […]