O ano de 2021 foi altamente positivo para as exportações de vinhos portugueses, em comparação com o mesmo período de 2020. De acordo com os dados divulgados pela ViniPortugal, em 2021 registou-se um aumento de 8,11% em valor nas exportações comparativamente com o período homólogo de 2020, tendo ultrapassado os 925 milhões de euros.
É de salientar o crescimento das exportações nos mercados dos Estados Unidos da América (+13,08%), alemão (+13,46%) e brasileiro (+8,65%). Em sentido contrário, os mercados angolano e sueco registaram decréscimos de, respetivamente, -7,40% e -4,06%.
Analisando os mercados europeus onde a ViniPortugal faz promoção de vinhos, a Polónia foi o país que registou um maior crescimento percentual, aumentando 19,54% no ano de 2021 (ultrapassando os 30,98 milhões de euros), seguida pela Alemanha que aumentou 13,46% (ultrapassando os 54,67 milhões de euros) e Dinamarca, com um aumento de 6,68% (para os 22,97 milhões de euros).
Relativamente a Países Terceiros, destaque para as exportações de vinhos portugueses para os EUA (+13,08%), Brasil (+8,65%) e Rússia (+34,50%), representando vendas totais de 104,32, 73,77 e 10,98 milhões de euros, respectivamente. Para a China foram exportados 14,27 milhões de euros, um crescimento de 9,55% face a 2020 e uma recuperação, dado que em 2020 este mercado tinha decrescido.
“Estamos bastante satisfeitos com estes resultados. Este grande crescimento das vendas em valor (de 8,11%) quase duplicou o crescimento de 2020, com grande crescimento em novos mercados, mas também um grande crescimento das exportações para os nossos mercados tradicionais”, afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.
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