As exportações de frutas e legumes portugueses já equivalem a um volume de negócios de 1500 milhões de euros. O número é avançado pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, que diz ainda que o setor está perto de atingir uma faturação de 3000 milhões de euros, com as exportações a valerem 50% deste valor.
Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, refere que “as nossas previsões apontam para termos atingido em 2018, pela primeira vez, os 1500 milhões de euros em exportações”.
As exportações de frutas, legumes e flores alcançaram, entre janeiro e novembro de 2018, cerca de 1372 milhões de euros, subindo 1% face a igual período do ano anterior. “Este crescimento é prova da grande competência e persistência das empresas nacionais face às inúmeras adversidades registadas durante o difícil ano agrícola de 2018. Conseguir o feito de chegar aos 1500 milhões de euros nesta altura é algo que nos enche de orgulho”, diz ainda o presidente da Portugal Fresh.
Recorde-se que entre os próximos dias 6 e 8 de fevereiro, a associação vai marcar presença na Fruit Logistica, em Berlim, uma das maiores feiras dedicadas às frutas e legumes. Portugal contará com um stand de 495 metros quadrados, 37 empresas e organizações portuguesas.
As vendas nacionais de frutas e legumes para a Alemanha valeram 89,4 milhões de euros nos primeiros 11 meses de 2018, mais 1,3% que no período homólogo, um crescimento que tem sido suportado pelo Lidl Portugal, que tem apostado na exportação de produtos portugueses para os supermercados Lidl da Alemanha.
Atualmente, Espanha, França, Reino Unido, Holanda e Alemanha perfazem o Top 5 dos maiores mercados das exportações nacionais. Juntos, estes cinco mercados representam 67% do total das exportações do sector.