A BGI – Sustainable Ventures lançou oficialmente no dia 14 de julho a edição portuguesa do programa EWA – Empowering Women in Agrifood 2025, do EIT Food, com um evento de Kick-off e Matchmaking em Lisboa. O encontro reuniu as 10 empreendedoras selecionadas, um painel de oradoras e mentoras de excelência, representantes de organizações de inovação e stakeholders do setor agroalimentar para dar início a uma jornada de capacitação, mentoria e transformação.
O evento que teve lugar na Praça Beato no Beato Innovation District, teve início com intervenções de Carolina Marques, Regional Project Manager do EIT Food, e Clara Pais, Project Manager da BGI, que apresentaram o legado e a estrutura do programa. Seguiu-se uma sessão inspiradora sobre como potenciar a mente de uma empreendedora conduzida por Filipa Jardim da Silva, psicóloga clínica, autora e fundadora da Academia Transformar, deixando o mote para o programa “Quantas ideias estão presas na gaveta e quantas empresas ficam por nascer por medo, perfeccionismo e vergonha?”. Após esta sessão, as 10 empreendedoras selecionadas tiveram a oportunidade de apresentar as suas ideias inovadoras num pitch de 5 minutos cada, dando a conhecer os seus projetos e o potencial de impacto nas áreas da alimentação, sustentabilidade e inovação. As participantes também assistiram aos testemunhos de sucesso de duas ex-finalistas do EWA, Ana Devder (Tempeh O’Clock) e Teresa Braz (PreservaShield), que partilharam o impacto do programa nas suas trajetórias empresariais.
O momento-chave da tarde foi a dinâmica de matchmaking em formato “speed dating”, que promoveu a conexão entre empreendedoras e mentoras para dar início ao processo de mentoria. A edição de 2025 conta com o apoio de 10 mentoras de referência nas áreas da inovação, ciência e empreendedorismo, incluindo Caetana Gomes Leal do Grupo Nabeiro, Cristina Caiado Rocha do Instituto Nacional de Saúde e Daisy Social Consultoria, Diana Oliveira da PFx Biotech, Fernanda Vasconcelos da Nolita, Margarida Mota da HUBEL Verde, Nadine Teles da Mindshift Skills Hub, Teresa
Moreira da thetinkerteks, Maria Lúcia Babo da Factos & Desafios, Maria João Souto da Valadares Souto e Teresa Braz da PreservaShield.
As empreendedoras selecionadas são:
• Ana Pires (PackWAI)
• Ítala Marx (VIDA)
• Joana Castro (PreTECHt)
• Viviana Ribeiro (AgriDerma)
• Ana Vilas-Boas (BioUpCycle)
• Paula Galvanini (MAI Fermentation House)
• Maria Antunes (Nula)
• Mariana Fortes (Pegada Distinta da Pluralgae)
• Inês Luís (Susplus)
• Ana Cristina Vítor (BugPep)
Ao longo dos próximos meses, estas mulheres vão beneficiar de mentoria personalizada, sessões de capacitação online, masterclasses e oportunidades de visibilidade nacional e internacional. O percurso culminará num Demo Day, onde as empreendedoras irão apresentar os seus projetos perante um painel de jurados, competindo por prémios de €10.000 (1.º lugar) e €5.000 (2.º lugar), e ainda pela oportunidade de representar Portugal no evento pan-europeu NEXT BITE, em Varsóvia.
O programa EWA é promovido pelo EIT Food, com o apoio do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), organismo da União Europeia, e implementado em Portugal pela BGI Sustainable Ventures. O evento teve ainda o apoio da Delta Cafés com oferta de produto.
Fonte: BGI