A rede ‘Aqui é Fresco’, que reúne cerca de 700 lojas de proximidade independentes, supermercados e minimercados, escolhe este ano, pela primeira vez, a cidade de Aveiro como palco para a maior Convenção do setor do Comércio de Retalho em Portugal, a realizar-se nos dias 8 e 9 de junho.
Esta nova localização marca um passo importante na estratégia da ‘Aqui é Fresco’, que pretende reforçar a sua presença em diferentes regiões do país, promovendo a descentralização e aproximando ainda mais os seus parceiros e clientes locais.
Reconhecida como um ponto de encontro privilegiado para o negócio direto entre representantes das principais marcas, retalhistas e grossistas, a Convenção ‘Aqui é Fresco’ movimentou mais de 15 milhões de euros em transações durante a sua edição de 2024, refletindo a forte dinâmica e relevância do evento para o setor.
Na sua 14.ª edição em 2025, o evento contará com 100 stands, a maior dimensão de sempre, onde estarão representadas algumas das maiores empresas e marcas nacionais e internacionais, esperando-se a participação de cerca de 1.500 pessoas. O jantar de gala incluirá um espetáculo com o cantor José Cid, bem como a entrega do Prémio Carreira, que distinguirá um reconhecido empresário, cujo nome será revelado durante o evento. Entre os convidados de honra, estão o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e representantes da ASAE, AIMA e da Centromarca, entre outras personalidades de relevo.
Segundo Carla Esteves, diretora executiva da ‘Aqui é Fresco’:
“Esta edição da nossa convenção irá, mais uma vez, destacar a força e a resiliência do pequeno e médio comércio de retalho, bem como a sua impressionante capacidade de adaptação e inovação. É um momento aguardado por todos os intervenientes do setor para realizar negócios, partilhar novidades e criar novas oportunidades e parcerias.”
“As lojas de proximidade, os grossistas e as marcas encaram este evento como uma oportunidade única para negociações que lhes permitem chegar ao consumidor final com os melhores preços. A apresentação de novos produtos também é um dos pontos altos da convenção. É este o papel da ‘Aqui é Fresco’ — usar a força da rede para garantir as melhores condições de compra”, acrescenta Carla Esteves.
A rede tem vindo a expandir significativamente a sua marca própria de produtos, a UP, contando atualmente com mais de 600 referências nas áreas alimentar e não alimentar — desde mercearia, confeitaria e bebidas, até congelados, detergentes e higiene pessoal. Em 2025, o foco continuará na ampliação desta oferta, com especial atenção ao canal HORECA (hotelaria, restauração e catering).
Sob o mote ‘Juntos pela Economia Circular’, a edição deste ano reforça o compromisso da ‘Aqui é Fresco’ com a sustentabilidade, promovendo práticas responsáveis ao nível do consumo e gestão de recursos. Todos os excedentes alimentares e produtos não consumidos durante os dois dias da Convenção serão doados à FAM – Fundação dos Armazenistas de Mercearia (fundacaoarmazenistasmercearia.pt), uma IPSS dedicada a melhorar as condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Como parte do seu compromisso social, a rede ‘Aqui é Fresco’ lançou um apelo à solidariedade dos seus fornecedores parceiros, incentivando-os a contribuir com a doação de produtos. Estas doações destinam-se a apoiar as famílias acompanhadas pela Fundação do Gil, reforçando a missão da Convenção de promover não só a economia circular, mas também um impacto social positivo junto das comunidades mais vulneráveis. A rede ‘Aqui é Fresco’ integra ainda a plataforma Too Good To Go e o movimento ‘Unidos Contra o Desperdício’, contribuindo ativamente para a redução do desperdício alimentar e para a construção de um futuro mais sustentável.