Todos nós conhecemos as hortas como espaços de cultivo de legumes e frutas. Mas terão elas um poder e influência muito maior nas comunidades? A pergunta tem resposta no documentário ‘O Poder das Hortas’ produzido e apresentado pela Associação Ecotopia Activa a 23 de dezembro, pelas 18h00, no Teatro Municipal António Pinheiro.
Desde novembro de 2022 que Tavira conta duas hortas comunitárias instaladas junto ao Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT) e às Piscinas Municipais. Estes espaços são o palco perfeito para partilhas, amizade e conhecimento numa roda, onde os alimentos são muitas vezes e apenas o pretexto para os hortelãos. “São verdadeiros laboratórios sociais e culturais”, afirma Luísa Ricardo, antropóloga, sublinhando que são “a cultura enraizada, as memórias, os afetos das pessoas”.
As hortas comunitárias fazem parte de projetos de apoio à autodeterminação alimentar, à economia circular, como os Jardins Alimentares, e à formação de novas consciências. “As hortas são projetos que acabam por transformar as mentalidades e fomentar esta circularidade no território”, afirma Sónia Pires, vereadora da Câmara de Tavira.
‘O Poder das Hortas’ é um documentário com produção e direção de conteúdos de Ângela Rosa e realização de Henrique Mestre. Está integrado no programa Equinócios 2025, do Município de Tavira, e é um convite a descobrir mais sobre os saberes da terra.
SINOPSE
Num talhão de terra, entre um tomateiro e um limoeiro, partilham-se histórias, saberes e vidas. A terra faz nascer o indivíduo social. A água que a alimenta aduba a experiência milenar da união entre o ser humano e o sentido de comunidade. Mais do que alimentos, as hortas produzem conhecimento. ‘O Poder das Hortas’ vai dar a descobrir as infinitas possibilidades da terra a 23 de dezembro, pelas 18h00, no Teatro Municipal António Pinheiro, em Tavira.











































