A cerimónia de entrega dos galardões terá lugar esta sexta-feira, 17, às 17H00, na Burel Factory em Lisboa. Estes prémios – no valor total de 6 500 euros – serão atribuídos a estudantes e profissionais com projetos inovadores de design, peças e objetos que utilizem a lã como matéria-prima primordial.
O concurso integrou a segunda edição do Lãnd – Wool Innovation Week, uma iniciativa promovida pelo Município de Manteigas e Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM).
Os Prémios Lãnd Design Award têm como mecenas o Crédito Agrícola e são atribuídos a projetos que utilizam a lã como matéria-prima principal, aplicando princípios de design, sustentabilidade e economia circular. Estes prémios têm como grande objetivo reafirmar o valor da lã portuguesa, incentivando os designers e os jovens estudantes a explorar o potencial deste material ancestral, versátil e 100% natural. É também uma forma de aproximação destas comunidades ao território da Serra da Estrela, nomeadamente a Manteigas, o epicentro da indústria da lã, e às suas tradições e conhecimento.
A partir das 17H00, de sexta-feira, 17, na loja da Burel Factory do Chiado (Rua Serpa Pinto, 15 B) serão atribuídos o Prémio Crédito Agrícola Estudante, no montante de 1.500 euros, e o Prémio Crédito Agrícola Sustentabilidade, a um profissional de design ou de qualquer outra área criativa, num montante total de 5.000 euros.
Esta cerimónia (p) não é apenas um momento de reconhecimento, mas sim uma declaração forte sobre a importância da lã, da inovação e da sustentabilidade como pilares para o futuro do design português e para o desenvolvimento da Serra da Estrela, de Manteigas e de todas as Aldeias de Montanha.
A escolha do local para a entrega dos prémios – a Burel Factory no Chiado – é profundamente simbólica, um caso de sucesso que continua a demonstrar ser possível revitalizar a lã, transformando o burel tradicional num produto de design de alta-qualidade e com enorme potencial de exportação.