No próximo dia 16 de abril, realiza-se o workshop “Elementos paisagísticos de grande diversidade em zonas de agricultura intensiva: o que são e que vantagens podem trazer para os produtores?”, uma iniciativa que reúne especialistas, produtores e entidades do setor agrícola para debater soluções que conciliam produção e sustentabilidade, no auditório do NERBE, em Beja.
A iniciativa decorre no âmbito do projeto europeu LAFERIA – Landscape Features Reintroduction in Intensive Agricultural Land, financiado pelo programa Horizonte Europa, que visa promover a reintrodução de elementos paisagísticos de grande diversidade (EPGD) em áreas agrícolas intensivas. O projeto, em execução entre 2025 e 2028, envolve 13 instituições de 7 países europeus, sendo coordenado pelo CIBIO-BIOPOLIS, e conta com a participação da EDIA.
Os EPGD, como sebes, linhas de árvores, pequenos bosques, zonas húmidas, charcos, margens com vegetação espontânea ou faixas floridas, são áreas naturais ou seminaturais inseridas na paisagem agrícola, desempenhando um papel relevante na conservação da biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas. Entre os principais benefícios destacam-se a polinização, o controlo natural de pragas, a proteção do solo contra a erosão, a regulação hídrica e a valorização paisagística.
A área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) constitui um dos sete estudos de caso do projeto a nível europeu. Neste contexto, o workshop visa promover a participação de stakeholders regionais, com os seguintes objetivos:
– Partilhar conhecimento sobre os valores de biodiversidade e serviços de ecossistema associados aos EPGD;
– Identificar barreiras e fatores facilitadores à sua implementação e gestão;
– Explorar modelos de negócio que potenciem benefícios económicos e ambientais para os produtores.
O programa inclui momentos de apresentação e discussão técnica, proporcionando um espaço de trabalho colaborativo orientado para a realidade agrícola da região.
A participação é gratuita, mediante inscrição até 12 de abril de 2026 através do link Estudo de Caso, Alqueva, Alentejo, Portugal – Preencher o formulário
PROGRAMA
09h30 | Receção dos participantes e café de boas-vindas
10h00 | Introdução (EDIA)
10h10 | O projeto LAFERIA: contexto e objetivos
10h30 | O estudo de caso Português (região do Alqueva): atividades previstas e como pode participar
10h50 | Discussão geral I: que EPGD existem na região e qual a sua importância?
11h50 | Discussão geral II: quais são as principais lacunas de conhecimento?
12h50 | Fim do encontro

















































