A Rede Europeia da PAC (EU CAP Network) abriu uma manifestação de interesse para integrar o novo Grupo Temático dedicado ao papel da Política Agrícola Comum (PAC) no apoio a sistemas pecuários sustentáveis e competitivos. As candidaturas decorrem até 1 de dezembro de 2025.
A iniciativa visa reunir cerca de 40 peritos e partes interessadas de toda a União Europeia para explorar de que forma os Planos Estratégicos da PAC (CSPs) podem contribuir para a transição para modelos de produção pecuária mais sustentáveis, competitivos e resilientes.
O grupo temático pretende analisar diferentes vias e abordagens adotadas nos Estados-Membros para promover sistemas pecuários adaptados às especificidades territoriais, ao mesmo tempo que se procura reduzir a pegada ambiental e climática das explorações. Serão também estudadas formas de valorizar os sistemas que contribuem para a biodiversidade e as paisagens rurais, garantindo a sua viabilidade económica e sociocultural.
Entre os objetivos principais destacam-se:
- Explorar boas práticas e exemplos regionais que promovam a sustentabilidade e competitividade do setor pecuário;
 - Identificar barreiras e fatores que condicionam a mudança nos sistemas de produção;
 - Avaliar o papel dos CSPs e de outros instrumentos de política e de mercado no apoio à transição;
 - Fomentar a troca de experiências e a criação de redes entre decisores, investigadores, agricultores, organizações de produtores, GAL LEADER e outros intervenientes rurais e ambientais.
 
O grupo será composto por representantes de administrações nacionais e regionais (incluindo Autoridades de Gestão e Agências de Pagamento), agricultores, organizações de produtores, Grupos de Ação Local, Grupos Operacionais da Parceria Europeia de Inovação (EIP), consultores, investigadores, redes nacionais da PAC e outras entidades relevantes.
A primeira reunião do grupo está agendada para 29 de janeiro de 2026, em Bruxelas, e a segunda decorrerá a 15 de abril de 2026, em local ainda a definir. Não haverá custos de inscrição, sendo que as despesas de deslocação e alojamento poderão ser reembolsadas a representantes de agricultores, organizações da sociedade civil, universidades e grupos LEADER.
As candidaturas devem demonstrar experiência ou motivação para trabalhar temas relacionados com a sustentabilidade dos sistemas pecuários, capacidade de comunicação em inglês e compromisso para participar ativamente nas duas reuniões e nas atividades intercalares. A seleção terá também em conta a diversidade geográfica, setorial e de género entre os participantes.
Os interessados podem submeter a sua manifestação de interesse até 1 de dezembro de 2025 através da página dedicada ao Grupo Temático no site da EU CAP Network. Os resultados serão comunicados até 12 de dezembro de 2025.
Manifeste o sei interesse aqui
Para mais informações, está disponível o endereço eletrónico thematicgroup3@eucapnetwork.eu.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.
			

















		    
								

























