Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    Jorge Oliveira

    AJAP lança iniciativa para valorizar territórios rurais e envolver jovens

    Conselho Económico e Social pede mais dotação orçamental para a agricultura familiar e a estratégia “Água que Une”

    PEPAC 2023-2027: Investimento produtivo bioeconomia – Modernização | Setor Florestal

    Agência para o Clima paga 48 milhões na 2ª quinzena de outubro

    DGAV

    Xylella fastidiosa | Listas de zonas de contenção

    COP30: Sánchez anuncia mais fundos face às alterações climáticas e alerta para o risco dos negacionistas

    Plano da Agricultura para 2026 nos Açores reforça apoios ao rendimento e sustentabilidade

    Distinções biolog 2025: a celebrar a inovação e o impacto positivo da agricultura biológica em Portugal

    Copa Cogeca

    Copa and Cogeca urge balanced safeguards to protect Europe’s rice producers as GSP trilogue nears

  • Opinião

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Almendras: ventas más ágiles y precios al alza

    08/11/2025

    Aceite: entre repeticiones y subidas en los precios en origen

    08/11/2025

    PEPAC 2023-2027: Investimento produtivo bioeconomia – Modernização | Setor Florestal

    07/11/2025

    Concurso “Árvore do Ano Portugal 2026” já tem candidaturas abertas

    07/11/2025

    Ministério da Agricultura aposta em IA para combater pragas e doenças

    07/11/2025

    Programa “Limpa e Aduba” da Biond com candidaturas abertas

    07/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    Jorge Oliveira

    AJAP lança iniciativa para valorizar territórios rurais e envolver jovens

    Conselho Económico e Social pede mais dotação orçamental para a agricultura familiar e a estratégia “Água que Une”

    PEPAC 2023-2027: Investimento produtivo bioeconomia – Modernização | Setor Florestal

    Agência para o Clima paga 48 milhões na 2ª quinzena de outubro

    DGAV

    Xylella fastidiosa | Listas de zonas de contenção

    COP30: Sánchez anuncia mais fundos face às alterações climáticas e alerta para o risco dos negacionistas

    Plano da Agricultura para 2026 nos Açores reforça apoios ao rendimento e sustentabilidade

    Distinções biolog 2025: a celebrar a inovação e o impacto positivo da agricultura biológica em Portugal

    Copa Cogeca

    Copa and Cogeca urge balanced safeguards to protect Europe’s rice producers as GSP trilogue nears

  • Opinião

    Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

    António Covas

    Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

    Georgete Felix

    Setor Cooperativo, Desenvolvimento Sustentável e ESG

    Manuel Chaveiro Soares

    Não comer gato por lebre

    Plano de … despovoação!

    Agricultura na próxima década: entre a oportunidade e o risco – notas sobre o OECD–FAO Agricultural Outlook 2025–2034

    José Martino

    Os ensinamentos que retive dos fogos rurais de 2024 e 2025

    António Covas

    Os processos de ruralização e a estratificação social da 2.ª ruralidade

    Manuel Chaveiro Soares

    Frango de carne e sustentabilidade

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Almendras: ventas más ágiles y precios al alza

    08/11/2025

    Aceite: entre repeticiones y subidas en los precios en origen

    08/11/2025

    PEPAC 2023-2027: Investimento produtivo bioeconomia – Modernização | Setor Florestal

    07/11/2025

    Concurso “Árvore do Ano Portugal 2026” já tem candidaturas abertas

    07/11/2025

    Ministério da Agricultura aposta em IA para combater pragas e doenças

    07/11/2025

    Programa “Limpa e Aduba” da Biond com candidaturas abertas

    07/11/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
bananas

Estudo revela grandes mudanças no mercado do grande consumo em Portugal

por Revista Frutas, Legumes e Flores
04-08-2020 | 12:47
em Nacional, Últimas
Tempo De Leitura: 4 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Nos primeiros seis meses do ano, o mercado dos Fast Moving Consumer Goods (FMCG), que engloba as categorias de Alimentação, Bebidas, Higiene Pessoal e Higiene do Lar, apresentou um crescimento, em valor, de 11,8% face a igual período de 2019. Este é um dos principais resultados de um estudo realizado pela Kantar para Centromarca, que mostra rápidas mudanças no mercado do grande consumo em Portugal, num curto espaço de tempo, com o consumo dentro de casa a ganhar vantagem sobre o out-of-home.

Se cada lar realizou, durante o primeiro semestre 2019, 64,6 idas a lojas para a compra de produtos de grande consumo, no primeiro semestre de 2020 realizaram-se menos quatro visitas por lar. Essa redução foi, no entanto, compensada com o aumento de 14% no volume adquirido em cada acto de compra e com o crescimento do valor gasto em 18,7%.

«Nos primeiros seis meses deste ano, ocorreram menos 15 milhões de ocasiões de compra em FMCG face ao mesmo período do ano passado. O estudo mostra uma redução do número de visitas às lojas e uma duração menor de cada uma dessas idas às compras, mas também a resistência dos alimentos, das bebidas e dos produtos de higiene que registam até algum crescimento», explica Marta Santos, Manufacturers Sector Director da Kantar.

A tendência para o consumo fora-de-casa tem registado um regresso gradual com o desconfinamento progressivo, em momentos intercalares entre refeições, com o crescimento do snacking e do consumo de ‘produtos de indulgência’, de que são exemplo os gelados ou alguns tipos de bebidas alcoólicas.

Os dados da Kantar revelam ainda que – durante o confinamento – se verificou uma estabilização dos preços médios e o crescimento das vendas, em volume e em valor, bastante mais relevante no caso das Marcas de Distribuidor (MDD) do que nas Marcas de Fabricante (MDF).

«Ao contrário da percepção de alguns consumidores durante os primeiros meses da pandemia, não se assistiu a um aumento sensível dos preços, mas antes verificou-se uma redução do número de promoções, especialmente as ligadas a produtos menos vendidos na fase de maior confinamento», acrescenta Marta Santos.

Relativamente aos locais de compra, há uma estabilização do número de lojas visitadas por cada lar, mas há algumas alterações do ‘mix de insígnias’ visitadas. Hiper e supermercados perdem algum espaço para os chamados discounts, mas também para o comércio tradicional.

No canal online – com uma base de compradores mais consistente e que se afirma ao nível de compras de ‘stockagem’ –, assiste-se a um crescimento de cerca de 50% das vendas FMCG, que avança de 2,1% das vendas totais no período pré-Covid para 3,2% no final do semestre.

O retalho tem vindo a adoptar novas estratégias em resposta ao contexto actual do mercado, de que são exemplo o estabelecimento de parcerias com plataformas de entrega em casa, os investimentos próprios e acordos com marketplaces, a aposta em produtos e serviços ligados à higiene e ao bem-estar, ou o aumento da presença e comunicação das marcas próprias.

«A dinâmica do canal online é um dos aspectos que marca mais este semestre e os comportamentos de consumo associados à pandemia, sendo expectável que o crescimento continue a verificar-se no curto/médio prazo. É também interessante avaliar como a performance do retalho apresenta altos e baixos, e verificar que alguns operadores relevantes mostraram fortes dificuldades neste período, enquanto outros apresentaram uma trajectória vencedora nos últimos meses», afirma Pedro Pimentel, director-geral da Centromarca.

Finalmente, os consumidores indicam que, nos tempos que se avizinham, vão aumentar a compra de produtos locais, recorrer a estabelecimentos mais perto de casa, reduzir o tempo passado dentro das lojas e ir menos às compras físicas, substituindo-as sempre que possível pelas online. Os portugueses manifestam ainda intenção de fazer férias em Portugal e reduzir os gastos em restauração, bares e lazer.

O estudo da Kantar revela como provável momentos de consumo fora-de-casa mais curtos, nos próximos meses, com um maior gap de comportamentos entre classes sociais, com uma descentralização dos locais de compra em favor do canal online, das lojas de discount e dos estabelecimentos tradicionais, sem que tal signifique uma menor procura por preços e promoções.

«Antecipam-se tempos nebulosos para marcas, fabricantes e retalhistas. A crise económica, que os números do segundo trimestre antecipam, parece estar a chegar e traz consigo um significativo aumento dos níveis de desemprego e a compressão do rendimento disponível das famílias. E, neste momento, não parece possível poder contar com a ajuda do turismo ou das exportações para injectar vitalidade no mercado de consumo, nas contas das empresas e na saúde financeira do País», reforça Pedro Pimentel.

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Aprovada nova regulamentação para o cultivo de cânhamo – Cannabis sativa para fins industriais

Próxima Publicação

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 27 Julho a 2 Agosto 2020

Artigos Relacionados

Jorge Oliveira
Nacional

AJAP lança iniciativa para valorizar territórios rurais e envolver jovens

08/11/2025
Nacional

Conselho Económico e Social pede mais dotação orçamental para a agricultura familiar e a estratégia “Água que Une”

08/11/2025
Candidaturas e pagamentos

PEPAC 2023-2027: Investimento produtivo bioeconomia – Modernização | Setor Florestal

07/11/2025
Próxima Publicação

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 27 Julho a 2 Agosto 2020

Discussão sobre este post

Advertisement

Opinião

Últimas

Não é o futuro: a IA deve ser o presente nas explorações agrícolas e florestais portuguesas

por António Reis Pereira e Luís Goulão
05/11/2025

Ler mais
António Covas
Últimas

Serviços de ecossistema, a prioridade estrutural da política agro rural

por António Covas
01/11/2025

Ler mais
Advertisement

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Advertisement

Comunicados

PEPAC 2023-2027: Investimento produtivo bioeconomia – Modernização | Setor Florestal

07/11/2025
DGAV

Xylella fastidiosa | Listas de zonas de contenção

07/11/2025
Advertisement

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Novembro 2025
STQQSSD
      1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
« Out   Dez »

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Sign In with Facebook
Sign In with Google
OU

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Sign Up with Facebook
Sign Up with Google
OU

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.