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– 15-09-2011 |
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Estudo da Tetra Pak revela aumento das preocupa��es ambientais por parte dos consumidores globais
Os consumidores em todo o mundo estáo a adoptar cada vez mais comportamentos condicionados pela defesa do ambiente, reciclando e optando por comprar produtos ambientalmente sustent�veis para os seus lares, revela o mais recente estudo da Tetra Pak. O inqu�rito "Pesquisa Ambiental 2011" promovido pela Tetra Pak revela um aumento constante de cinco tipos de comportamentos pr�-ambientais por parte de consumidores em mercados estratégicos – Brasil, China, Fran�a, Alemanha e Estados Unidos – monitorizados desde 2005. Estes comportamentos incluem a separa��o das embalagens alimentares para efeitos de reciclagem e evitar o consumo de determinados produtos por raz�es ambientais. O estudo destaca um aumento crescente na procura de produtos "verdes" com 70% dos inquiridos a declararem que adoptaram esse comportamento nos �ltimos 12 meses, comparando com menos de 40% que afirmavam adoptar esse comportamento em 2005. O n�mero de consumidores que, nas lojas, se recusam a aceitar determinado tipo de embalagens por motivos ambientais Também aumentou, passando dos 30% registados em 2005 para mais de 50% em 2011. Seleccionar e separar embalagens alimentares para reciclagem foi a actividade "verde" mais adoptada pelos inquiridos, aumentando desde menos de 70% entre os inquiridos em 2007 para quase 90% em 2011. A Tetra Pak realiza este inqu�rito de dois em dois anos com quatro dos cinco comportamentos em análise a serem monitorizados desde 2005. O quinto comportamento – a reciclagem feita pelos consumidores – foi medido pela primeira vez em 2007. O estudo de 2011 da Tetra Pak, que envolveu 6 600 consumidores e mais de 200 influenciadores da ind�stria alimentar inquiridos em 10 países, Também destaca que as embalagens recicl�veis são um factor determinante na prefer�ncia dos consumidores no momento da compra de alimentos e de bebidas. Em 2011, os países inquiridos foram os Estados Unidos, China, Jap�o, �ndia, Brasil, Rússia, Turquia, Fran�a, Alemanha e Reino Unido. Cerca de 88% dos consumidores nestes 10 países expressaram uma forte prefer�ncia por produtos em embalagens recicl�veis. Cerca de 77% afirmaram que a decisão de comprar determinados produtos em detrimento de outros se deve ao facto de estarem embalados de forma mais sustent�vel para o ambiente. "Desde 2005, temos observado em todo o mundo uma grande mudan�a no comportamento do consumidor, que � cada vez mais condicionado pelas preocupa��es ambientais. A maioria dos consumidores inquiridos � j� pr�-activo na defesa do ambiente e isso reflecte-se nos produtos que compram e na embalagem que escolhem", refere Dennis J�nsson, Presidente e CEO da Tetra Pak. "A embalagem com um forte perfil ambiental � claramente algo que os consumidores querem ter e não algo que � meramente agrad�vel ter", refere Dennis. Sendo o impacte ambiental uma crescente influ�ncia para os consumidores e para os produtos que eles preferem, o estudo destaca ainda o valor acrescentado pelos produtores alimentares, pelos distribuidores e pela ind�stria da embalagem ao desenvolverem novas solu��es de embalagem mais sustent�veis do ponto de vista ambiental. Cerca de 83% dos produtores alimentares e dos distribuidores inquiridos referiram que t�m em conta o impacte ambiental no momento de escolherem as solu��es de embalagem para os seus produtos. O interesse pelos temas ambientais Também aumentou, com os consumidores a garantirem que estáo bem informados sobre esta matéria. Cerca de 60% dos consumidores inquiridos referem que compreendem o significado de express�es ambientais complexas como "pegada de carbono". O estudo revela Também que os consumidores procuram produtos que lhes ofere�am informação sobre a respectiva pegada ambiental. Cerca de metade dos consumidores inquiridos referem que a falta de informação sobre o perfil ambiental dos produtos � um factor que condiciona o seu comportamento de consumo e que os s�mbolos de informação ambiental impressos nas embalagens são muito �teis para se perceber o impacte ambiental das embalagens de produtos alimentares. Refere Dennis : "Estas conclus�es sublinham a necessidade dos produtores alimentares, dos retalhistas e das empresas de embalagens desenvolverem produtos mais "verdes" e permitirem que os consumidores fa�am escolhas mais informadas e ambientalmente mais sustent�veis". O inqu�rito aos consumidores e aos influenciadores da ind�stria demonstra Também que os consumidores desejam fazer escolhas mais "verdes" mas sem comprometerem o custo e a qualidade. A conveni�ncia � o primeiro factor a ser tido em conta pelo consumidor no momento da escolha do tipo de embalagem para compra e leite e de sumos. O impacte ambiental da embalagem e a sua reciclabilidade são considerados o quarto crit�rio mais importante, em 11 poss�veis, logo atr�s da conveni�ncia, das caracterásticas do produto e do volume. A grande maioria dos consumidores inquiridos – cerca de 78% – alega que está motivada ou muito motivada para comprar alimentos e bebidas em embalagens "verdes" se estes tiverem o mesmo pre�o que os produtos tradicionais. Cerca de 28% dos consumidores garantem que comprariam produtos com embalagens menos agressivas para o ambiente mesmo que os produtos fossem mais caros. Este estudo foi desenvolvido pela Euromonitor International para a Tetra Pak entre Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011. A Tetra Pak utiliza a informação resultante deste inqu�rito para ajudar a definir a sua estratégia, a Inovação e o desenvolvimento de novos produtos. A Tetra Pak tem aumentado progressivamente os esfor�os para reduzir a sua pegada ambiental ao mesmo tempo que responde �s exig�ncias dos consumidores no sentido de disponibilizar solu��es de embalagens seguras, sustent�veis, econ�micas e convenientes. A empresa comprometeu-se a reduzir as suas emissões de carbono para os n�veis de 2010 até 2020 e pretende duplicar o volume global de reciclagem das suas embalagens usadas até ao final da d�cada. O estudo realizado mostra ainda que, na maioria dos países, o cart�o � considerado a melhor solu��o de embalagem ambientalmente sustent�vel. As embalagens de cart�o são vistas como sendo menos danosas para o ambiente por 62% dos consumidores inquiridos, seguidas das embalagens de vidro por 52% dos consumidores, das latas por 32% e do pl�stico por 18%. Fonte: Grupo GCI
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