As autoridades espanholas disseram que a Peste Suína Africana (PSA) detetada em javalis na Catalunha pode ter tido origem numa sandes com um enchido deixada na zona e mobilizaram 117 militares para o parque natural de Collserola.
Os 117 elementos da Unidade Militar de Emergências (UME), com 25 veículos, juntaram-se a outras 300 efetivos da polícia regional da Catalunha (nordeste de Espanha), da Proteção Civil e Guardas Florestais, entre outras entidades, que estão no terreno em trabalhos de controlo, captura de animais e desinfeção.
Segundo o governo regional da Catalunha, a hipótese mais provável neste momento é que a PSA – que foi confirmada em javalis selvagens encontrados mortos no parque de Collserola – tenha chegado ao local “por estrada”, num enchido contaminado, provavelmente dentro de uma sandes abandonada nas imediações.
“É muito cedo para saber qual é a origem do foco de peste suína africana. Ainda assim, a possibilidade de que o vírus venha do abandono de um enchido contaminado numa sandes é muito alta. O foco foi detetado numa zona onde circulam muitos camiões e onde há áreas de serviço. A possibilidade de que um javali tenha ingerido comida infetada é elevada”, disse o conselheiro catalão (equivalente a ministro num governo nacional) da Agricultura, Òscar Ordeig, numa conferência de imprensa.
Fonte: FPAS












































