Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Novos focos de doença das abelhas em São Roque do Pico levam a medidas de controlo

    XI Feira da Dieta Mediterrânica destacou inovação e governança alimentar

    dgav

    Uso de Drones na aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

    FPAS

    Curso de especialização em suinicultura 2025-2026

    Candidaturas aos Innovation Awards Roullier abertas até 30 de setembro

    Poderá a IA ajudar a prever o tempo com três meses de antecedência?

    dgav

    EUDR : novas datas das sessões de formação virtuais sobre o Sistema de Informação

    Comer carne: origens e novas questões sobre uma cultura alimentar – Jorge Queiroz

    Apresentações – Dia de Campo – InovMilho25

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Automação e Inteligência Artificial em foco em curso pioneiro do ISA

    12/09/2025
    dgav

    Uso de Drones na aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

    12/09/2025

    Bolsa do Porco – Semana 37/2025 – 2,282€ (Descida de 0,040 euros)

    12/09/2025

    Poderá a IA ajudar a prever o tempo com três meses de antecedência?

    12/09/2025

    Relatório semanal de acompanhamento dos mercados do setor da agricultura – 1 a 7 de setembro de 2025

    12/09/2025

    Cotações – Azeite e Azeitona – 1 a 7 de setembro de 2025

    12/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Novos focos de doença das abelhas em São Roque do Pico levam a medidas de controlo

    XI Feira da Dieta Mediterrânica destacou inovação e governança alimentar

    dgav

    Uso de Drones na aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

    FPAS

    Curso de especialização em suinicultura 2025-2026

    Candidaturas aos Innovation Awards Roullier abertas até 30 de setembro

    Poderá a IA ajudar a prever o tempo com três meses de antecedência?

    dgav

    EUDR : novas datas das sessões de formação virtuais sobre o Sistema de Informação

    Comer carne: origens e novas questões sobre uma cultura alimentar – Jorge Queiroz

    Apresentações – Dia de Campo – InovMilho25

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Automação e Inteligência Artificial em foco em curso pioneiro do ISA

    12/09/2025
    dgav

    Uso de Drones na aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

    12/09/2025

    Bolsa do Porco – Semana 37/2025 – 2,282€ (Descida de 0,040 euros)

    12/09/2025

    Poderá a IA ajudar a prever o tempo com três meses de antecedência?

    12/09/2025

    Relatório semanal de acompanhamento dos mercados do setor da agricultura – 1 a 7 de setembro de 2025

    12/09/2025

    Cotações – Azeite e Azeitona – 1 a 7 de setembro de 2025

    12/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Escalar para exportar – Miguel Lupi

por Agroportal
05-02-2017 | 15:00
em Opinião
Tempo De Leitura: 4 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Apesar dos avanços tecnológicos e do amadurecimento da Internet, as explorações agrícolas estão ainda muito focadas na produção, ignorando uma das principais formas de valorização dos seus produtos, o Marketing e o desenvolvimento de uma marca. Promover produtos agrícolas é uma tarefa complexa porque não há forma de diferenciar uma exploração de outra e estas estão limitadas na sua localização, muitas vezes longe do mercado e dos consumidores.

Com a industrialização do agronegócio e a progressiva globalização da agricultura, o problema torna-se ainda maior, principalmente para as pequenas explorações portuguesas, na maioria familiares. De acordo com o INE e com os dados partilhados pela CONFAGRI, em comparação com os países da União Europeia, Portugal revela ainda uma agricultura baseada em explorações de pequena dimensão económica, ou seja, de cerca de 17 mil euros de Valor de Produção Padrão Total (VPPT) por exploração, face aos 25 mil euros de média da UE-28, geridas por produtores envelhecidos, os mais idosos da UE-28, e que em larga maioria têm apenas formação prática.

Apesar do acréscimo de dificuldades dadas as condições do ponto de partida, mesmo criando uma marca que atinja a diferenciação, os mercados internos estão saturados com os preços pagos aos produtores em níveis muito baixos, tão baixos que já observámos diversas vezes ficarem abaixo dos custos de produção, gerando um risco muito elevado e na pior das consequências, podendo levar à insolvência destes negócios.

Isto aponta-nos para outra solução, mais complexa mas com maior potencial, atingir a escala para a exportação. O empresário típico português não é muito dado à colaboração e organização. Uma estória que se contava bastante na faculdade, nas empresas onde trabalhei e no próprio meio e que se usava como exemplo de má prática de investimento e gestão numa exploração, era a aquisição do trator. Ora, um determinado produtor na instalação do seu projecto adquiriu uma máquina agrícola para preparar o seu terreno para sementeira e diversos trabalhos na exploração. O vizinho, com a mesma produção, ao ouvir o barulho da máquina aproximou-se e meteu conversa, fazendo inúmeras perguntas sobre a marca, modelo, custo, horas de trabalho até final de vida, etc. A conversa ficaria por ali e um agradecia e voltava à sua exploração, e o outro ao trabalho. No dia seguinte, chegara à propriedade do vizinho o último modelo dos tratores, mais moderno, com mais funcionalidade e mais caro. No final, todos nos ríamos da estória, percebendo a sua mensagem. Mas isto na realidade, não tem piada nenhuma.

Perdeu-se a oportunidade de se unirem para (tentar) vencer. De acordo com os dados do IFAP, em Portugal temos 123 organizações de produtores, muitas pertencentes à mesma fileira. Embora já comecem a surgir algumas iniciativas e mobilização de fileiras com marca própria, estas ainda são escassas e muito aquém do potencial que podem atingir.

Com a crescente preocupação dos consumidores com a origem dos seus alimentos, e a sua maior disposição para pagar extra por produtos agrícolas de qualidade e que cumpram as melhores práticas de respeito pelo ambiente e bem estar dos animais, cabe às explorações, associações e organizações cumprir com regulamentação diversa, e ainda investir nas mais inteligentes e modernas soluções para promover os seus negócios e dos seus associados, e colocar a sua marca o mais perto possível do consumidor.

Imaginem um mundo onde sabemos tudo sobre o que comemos. Na Faarm desenvolvemos tecnologia para que todos possamos partilhar e seguir mais informação sobre a origem e percurso dos alimentos. As explorações de gado e os seus parceiros usam o nosso produto muuu.io para promover as boas práticas dos seus negócios online, fazendo com que todos tenhamos acesso a informação autêntica e curada sobre a origem da carne, leite e lacticínios.

Na prática, utilizámos a mais moderna tecnologia de Internet e as melhores práticas dos referenciais de certificação mundiais para construir um sistema colaborativo de identificação e registo de animais e respectivos produtos, focado na informação que os consumidores querem saber quando os adquirem em superfícies comerciais, nos restaurantes ou directamente ao produtor. O sistema é totalmente aberto e gratuito a todos os que trabalham no sector da pecuária de bovinos, que usem papel e caneta para manter registos e queiram iniciar a digitalização da sua exploração, ou que já utilizem o Excel ou quaisquer aplicações informáticas de gestão integradas com a Muuu.

Os benefícios são claros, em conjunto e com esta tecnologia podemos alavancar todo um sector, optimizar a aquisição e distribuição de factores de produção baixando o seu custo, aumentar a qualidade dos produtos por comparação e partilha de informação genética e de produção, e criar marcas modernas através da criação de conteúdos de interesse para o consumidor, que permitam a opção pelas explorações e equipas que se destacam pela criação de conteúdo fotográfico e de vídeo, do trabalho mais nobre que existe, que é a alimentação da humanidade.

Miguel Lupi

Fundador na Faarm

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Consultation européenne sur la Pac « La prochaine Pac n’interviendra pas avant 2023 » estime l’eurodéputé M. Dantin

Próxima Publicação

Pac 2020 La Confédération paysanne défend une politique agricole et alimentaire commune

Artigos Relacionados

luis caixinhas
Últimas

O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

07/09/2025
Últimas

Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

17/08/2025
filipe charters de azevedo
Últimas

Para onde vai o dinheiro da PAC?

10/08/2025
Próxima Publicação

Pac 2020 La Confédération paysanne défend une politique agricole et alimentaire commune

Discussão sobre este post

Opinião

luis caixinhas
Últimas

O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

por Luís Caixinhas
07/09/2025

Ler mais
Últimas

Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

por António Bonito
17/08/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

XI Feira da Dieta Mediterrânica destacou inovação e governança alimentar

12/09/2025
dgav

Uso de Drones na aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

12/09/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Setembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30      
« Ago   Out »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.