Três centrais fotovoltaicas e um projeto de agricultura de precisão e robótica são estratégias da companhia para reduzir o impacto ambiental, uma prioridade.
Fundada em 1942 por Fernando Van Zeller Guedes, a Sogrape é uma empresa familiar de vinhos que há 80 anos se preocupa com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável a longo prazo do seu negócio. Detentora de mais de 30 marcas e cerca de 1600 hectares de vinha, mantém uma mentalidade de inovação num setor muito tradicional.
Um estudo mundial conhecido recentemente, que compara a adoção de práticas de sustentabilidade por empresas familiares e não-familiares, realizado por Ivan Miroshnychenko e Alfredo De Massis, do Centro de Investigação em Empresas Familiares da Universidade de Bolzano, indica porém que nem sempre é assim. O estudo, inovador e abrangente, verificou até que ponto as empresas procuram estratégias de prevenção da poluição, gestão verde da cadeia de abastecimento e desenvolvimento de produtos e práticas verdes ao longo do tempo. E considerou práticas adotadas pelas organizações, comparando empresas familiares com não-familiares, abrangendo países do mundo inteiro, num total de 45, ao longo de oito anos.
Se as empresas familiares procuram ser boas cidadãs e, tornando-se sustentáveis, vão ao encontro das expectativas da comunidade, dos reguladores, dos seus clientes e fornecedores – o que contribui para fortalecer a sua legitimidade, reputação e legado para as gerações seguintes -, seria de esperar que, com a sua visão de longo prazo e objetivos de stewardship bem presentes, as empresas familiares fossem comparativamente melhores.
Surpreendentemente, as conclusões […]
Discussão sobre este post