Mais de 775 mil famílias e 3.100 instituições de solidariedade social foram apoiadas no primeiro semestre deste ano pela empresa de combate ao desperdício Phenix, que salvou mais de quatro milhões de refeições.
Os números da ‘startup’ hoje divulgados indicam um crescimento de 8% nas instituições de solidariedade social e de 15% na venda de cabazes através da aplicação contra o desperdício.
A empresa, de origem francesa e que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, diz ter registado nos primeiros seis meses do ano cerca de cinco mil toneladas de alimentos salvos, o que representa o dobro do valor conseguido em relação ao mesmo período do ano passado.
Ainda de acordo com os dados, no primeiro semestre registaram-se mais de 15 milhões e euros em doações, um aumento, diz a ‘startup’, de cerca de 3,2 milhões de euros face aos dados do mesmo período de 2023.
“Em ordenados, este valor traduz-se em 20 mil ordenados mínimos em Portugal”, lê-se o barómetro da Phenix, que indica ainda ter havido uma poupança de 35 mil toneladas de dióxido de carbono, o que corresponde a 2.370 viagens de avião entre Lisboa e Paris.
“Apesar do abrandamento da inflação em todo o mundo, continuamos a verificar que são cada vez mais as famílias que dependem de doações e dos cabazes anti-desperdício”, disse Carlos Hipólito, responsável pela Phenix Portugal, citado num comunicado de balanço.
A empresa registou, no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 8% nas doações e um crescimento de 15% na venda de cabazes na aplicação, acrescentou.
A aplicação, que permite a compra de excedentes em bom estado para consumo a preços mais baixos, registou mais oito mil cabazes no 1º. semestre deste ano, quando comparado com o período homólogo.
No total, foram adquiridos 51.300 cabazes no 1.º semestre, quando no 1.º semestre de 2023 tinham sido adquiridos 43.870 cabazes a preços mais acessíveis.
Carlos Hipólito disse que, apesar de a empresa sentir que o apoio que consegue dar é maior e mais abrangente, os dados mostram que “há ainda muitas famílias e instituições de solidariedade social” a precisar de apoio.
A empresa é parceira de mais de 3.000 associações beneficiárias e tem o apoio de várias empresas, que fazem doações que são depois distribuídas pelas associações, que as fazem chegar às famílias.
Além de fazer a ligação entre o mercado e as instituições, a Phenix tem uma aplicação anti-desperdício (cabazes de excedentes) e forma os profissionais das lojas, da distribuição e da indústria em melhor gestão de excedentes.
A ‘startup’ está em Portugal desde 2016. Foi criada em França em 2014 e tem como objetivo combater o desperdício, alimentar ou não. Está presente também em Espanha, além de Portugal e França.
Os dados estatísticos indicam que cada português desperdiça por ano 184 quilos de alimentos, sendo Portugal o quarto país da União Europeia que mais desperdiça.
No mundo desperdiça-se um terço dos alimentos que são produzidos.